PósFAG tem nova coordenação e novos desafios
Osmar Antonio Conte é o responsável pelo setor que conta com 50 cursos de Pós-graduação
A Pós-graduação do Centro Universitário FAG, há alguns meses, está sob a batuta do professor Osmar Antonio Conte, que já há 15 anos coordena o mesmo setor da Fasul (Faculdade Sul Brasil), de Toledo. Ele assume uma área já consolidada na região como referência em especializações e tem à disposição 50 cursos. Além de aperfeiçoar o que já existe na Instituição, o trabalho agora será de inovar e implantar novos métodos.
O novo semestre já começou com novidades nos cursos oferecidos: dois novos entraram para as opções oferecidas. O curso de Intervenção Social, Psicológica e Pedagógica tem o objetivo de desenvolver nos profissionais de Psicologia, Pedagogia, Serviço Social e Licenciaturas, competências e habilidades para a prática criativa, crítica e assertiva diante das expressões da Questão Social. Já a Especialização Lato Sensu de Enfermagem em Endoscopia Digestiva, Endoscopia Respiratória e Radiologia Intervencionista Cardiovascular tem um modelo inédito, oferecendo bolsas de R$ 1.200,00 aos 4 escolhidos.
O novo momento traz uma reestruturação em diferentes aspectos. "Estamos fazendo uma reestruturação administrativa, com novos processos e procedimentos, uma reestruturação pedagógica dos projetos, nas disciplinas, corpo docente e metodologias de ensino, além de uma provocação para que a produção técnica e acadêmica traga soluções novas para os problemas do mercado", expõe o Coordenador.
O cenário cheio de novidades inclui também a integração entre os programas de Pós-graduação da Fasul e do Centro FAG. Isso possibilita que boas ideias aplicadas em uma Instituição possam ser replicadas na outra. Um exemplo que deve ser fomentado no Centro FAG é a interação do professor antes de o módulo ser aplicado, preparando o aluno para a disciplina que será ministrada, propondo leituras antecipadas. Assim, as horas dedicadas à aula podem ser usadas mais para debates, problematizações. "Tudo isso para que o aluno não seja apenas um receptor, mas um protagonista da aula", complementa.
A formatação que começa a ser desenhada traz ainda mais a ideia de que o conhecimento é contínuo, e a Pós-graduação segue como algo necessário para o sucesso profissional. "O mundo está em constante mudança. As pessoas, as instituições, as empresas mudam. Esse cenário pede um profissional que possa interferir nesse processo de transformação, melhorando as condições de vida das pessoas, melhorando a gestão. O egresso da PósFAG é aquele capaz de apresentar novas propostas e soluções", finaliza.
CURRÍCULO OSMAR ANTONIO CONTE
Possui graduação (licenciatura) em Filosofia com Habilitação em Filosofia, História e Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato (1987); Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Aperfeiçoamento em Teorias da História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); mestrado em Ciências da Educação - Universidad Técnica de Comercialización y Dessarollo - UTCD (2002). Doutorado em Ciências da Educação pela UTCD (2007). Coordenador de Pós-Graduação e professor da Faculdade Sul Brasil - Fasul. Avaliador Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC. Mediador Judicial (em formação) pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC/CNJ. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação docente, relação professor-aluno, ensino-aprendizagem, metodologias de ensino, metodologia científica, desenvolvimento de projetos sociais e experiências comunitárias.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel