Debate: Candidatos à Prefeitura apresentam propostas de Arquitetura e Urbanismo
Debate aconteceu no Auditório do Bloco IV do Centro Universitário FAG
O debate entre os candidatos a prefeito de Cascavel foi realizado na última sexta-feira (09) no auditório do Bloco IV do Centro universitário FAG. O evento foi organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná - CAU-PR, Núcleo do Oeste do Paraná do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB Oeste PR e pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG - CAUFAG.
Apenas cinco dos sete candidatos compareceram ao debate: Ivanildo Claro (PSOL), Walter Parcianello (PMDB), Hélio Laurindo (PP), Aderbal Mello (PT) e Marcos Vinícius (PSB). O embate de ideias ficou restrito às questões ligadas à Arquitetura e Urbanismo da cidade. A noite foi dividida em quatro blocos: no primeiro, cada candidato, em ordem definida por sorteio, apresentou suas propostas; no segundo o candidato respondeu uma pergunta de outro candidato, também sobre os temas definidos; no terceiro as perguntas respondidas foram elaboradas pelas entidades organizadoras participantes, entre eles professores e acadêmicos do curso de Arquitetura; no quarto bloco os participantes tiveram tempo para suas considerações finais.
Nestor Dalmina é o presidente do Núcleo do Oeste do Paraná do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB Oeste PR e diz que a decisão de debater temas ligados à mobilidade e sustentabilidade serve para conhecer melhor as propostas dos candidatos. "É muito importante para que a categoria dos arquitetos e urbanistas da cidade saiba qual o grau de conhecimento dos candidatos a prefeito com relação ao urbanismo. Uma cidade pra ser justa tem que ter arquitetura", falou. "Nós queremos fazer política, gestão de cidade se faz com técnicos, especialmente com aqueles preparados para isso, fundamentalmente os arquitetos e urbanistas. Os profissionais da política têm que nos ouvir assim como nós queremos ouvir as experiências deles para que possamos contribuir com a gestão da cidade", concluiu o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná - CAU-PR, Jeferson Dantas Navolar.
O evento foi uma oportunidade para esclarecimentos, decisão do voto, como foi o caso do professor Moacir Dalmina. "Para mim como cidadão foi importante esse debate por que eu não sei ainda em quem eu vou votar. Então ouvindo as propostas é de valia pra mim e com certeza para os outros ouvintes também", relatou. Ele ainda fala sobre a importância do tema. "Não tem como não pensar na cidade sem pensar no planejamento e no urbanismo. Então esse é uma oportunidade única de analisar cada candidato", complementou.
Para a acadêmica do segundo período do curso de Arquitetura não foi diferente. "Conhecer a atitude de cada um em relação ao urbanismo, suas ideias, o que eles farão para melhorar nossa cidade durante o mandato, isso nos ajuda a votar conscientes", contou. A coordenadora do curso, Solange Smolarek Dias ficou satisfeita com o resultado do debate. "Fiquei feliz com o resultado, pela presença dos candidatos que se preparam para esse debate, eles têm, claro, cada um sua ideologia, seu ponto de vista político, mas eles se prepararam para as questões da arquitetura e urbanismo. Isso mostra então um amadurecimento da parte dos candidatos e da parte do nosso eleitorado segmentado, que no caso, os arquitetos e urbanistas que estavam aqui para colocarem suas posições e ouvirem os pontos de vistas e posições dos candidatos", finalizou.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel