2ª Semana Empresarial traz discussões sobre empreendedorismo aos acadêmicos
O evento é integrado entre os cursos de Gestão em Recursos Humanos, Financeira e Administração
Com o tema Empreendedorismo, teve início ontem (12) a 2ª Semana Empresarial. O evento acontece de forma integrada entre os cursos de Gestão em Recursos Humanos e Gestão Financeira, da Faculdade Dom Bosco, e de Administração do Centro Universitário FAG. A abertura, que aconteceu no Anfiteatro da Reitoria, contou com duas palestras.
A abertura da Semana foi feita pela Coordenadora dos três cursos, Aline Gurgacz Ferreira Meneghel, que destacou a relevância dos temas tratados durante os três dias de programação. "O objetivo durante esse período do evento é aprender novidades do mercado, conhecer cases de sucesso e ampliar o universo de conhecimento de vocês. Os assuntos tratados são atuais e têm o intuito de deixá-los ainda mais preparados para darem seus passos sozinhos, depois que se formarem", falou à plateia formada por centenas de estudantes.
A primeira palestra foi com Angela Hirata. Ela é executiva, sócia-diretora da Suriana e esteve à frente da expansão internacional de marcas brasileiras. Foi diretora de Comércio Exterior da São Paulo Alpargatas, no período de janeiro de 2001 a dezembro de 2004, onde, junto com sua equipe, assumiu o desafio de promover uma expansão internacional, com foco no posicionamento da marca Havaianas. Hoje, sob nova direção, desde a sua aposentadoria, os produtos são exportados para mais de 80 países, mantendo o posicionamento e a ênfase na valorização da marca. A palestrante abordou o tema: "Oportunidades de negócios entre o Brasil e o Mundo no século XXI". "Quis passar aos acadêmicos que eu considero o Brasil um país repleto de riquezas que outros países não têm. Então, é possível fazer negócios com o mundo inteiro, sabendo trabalhar corretamente. Não importa o tamanho da empresa, mas sim aonde ela quer chegar. É preciso ter sensibilidade sobre como essa empresa será conduzida", explicou.
A segunda fala foi de José Francisco de Góis. Ele possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia, Mestre em Engenharia Agrícola, atua na área da educação empreendedora, sendo coordenador do projeto em parceira com o SEBRAE - PR, de 2013 a 2015, e colaborador de 2016 a 2018, Diretor presidente do Instituto Sustentabilidade, instituição que atua na assessoria, consultoria, organização e execução de projetos em diferentes áreas de conhecimento. José apresentou a palestra com o tema: "Gestão do Tempo na execução de Projetos". "A melhor forma de treinarmos a gestão do tempo é com projetos pessoais. A execução de projetos de sucesso começa aí. A partir disso, eu consigo ser um ótimo planejador e empreendedor. As pessoas não param mais para pensar. É preciso deixar o cérebro sem pressão. Precisamos desse entendimento", manifestou.
Hoje (13), o evento segue com uma mesa-redonda, com a participação de empreendedores cascavelenses e, na sequência, Anderson Michelin ministrará a palestra com o tema "Empreendedorismo e Empregabilidade". Os alunos gostaram da programação. "Um evento desses é importante por conta do conhecimento passado pelos palestrantes. Isso complementa o conhecimento de sala de aula", elogiou o acadêmico do 2º período de Administração, Naro dos Santos.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel