Com embalagem inovadora, alunas de Publicidade ganham prêmio nacional

O trabalho foi o melhor na categoria "Embalagem" da Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação

15/09/2016


As alunas Maria Alves e Jessika Yumi, que estão no 6º período do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FAG, voltaram de São Paulo com um peso bem gratificante na mala. Elas participaram da Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, do XXXIX Congresso Nacional de Ciências da Comunicação (INTERCOM), realizado neste ano pela Escola de Comunicação e Artes da USP, e foram as vencedoras nacionais na categoria "Embalagem".

O trabalho, intitulado como "Alegretto: Design e Diversão em Embalagem de Massas", foi elaborado pelas alunas quando ainda estavam no 4º período do curso, sob a orientação do professor Sergio Kulak, na disciplina de Design Aplicado à Publicidade. "Foi um trabalho simples que passei à turma, com um prazo curto para a entrega e fui surpreendido pela qualidade do que as meninas apresentaram", relembrou o professor.

Com o destaque em sala de aula, o caminho foi a indicação pela Instituição para a disputa regional da Expocom, onde o trabalho foi considerado o melhor. Com a vitória, veio a classificação automática para a concorrência nacional. No último dia 09, elas ouviram o nome do trabalho ser anunciado como vitorioso no palco do maior Congresso de Comunicação do país. "A gente ficou bem feliz, porque tínhamos uma expectativa grande, mas os outros trabalhos eram de muita qualidade também. Queríamos ganhar não só por nós, mas também pelo professor que nos ajudou, nos incentivou e é merecedor desse prêmio", manifestou Maria. "Ganhar um prêmio nacional é muito gratificante. Mostramos que no interior do Paraná nos igualamos aos grandes centros, levamos o nome da Instituição e do curso ao Brasil inteiro e isso foi bem legal", complementou Jéssika.

O PRODUTO VENCEDOR

A proposta da dupla foi apresentar um produto comum de um modo diferenciado, criando uma marca fictícia para um alimento bastante utilizado, o macarrão. A estratégia adotada trouxe nas embalagens uma temática diferente pautada na diversão. O produto criado manteve seu foco no perfil jovem e de pessoas que o consomem em menores porções. "A definição desse nicho de mercado se deu quando percebemos que ambas as integrantes da dupla tinham vários pacotes de macarrão abertos em casa, pois cada tipo de macarrão é destinado a um prato diferente. Assim, por mais que tenhamos um pacote de macarrão espaguete aberto, por exemplo, se fosse para preparar uma sopa, não o utilizaríamos, mas sim o tipo parafuso ou caracol. Com isso, várias embalagens ficam abertas, às vezes são esquecidas e depois acabam por ir ao lixo, gerando desperdício de alimento e, consequentemente, de dinheiro", expuseram na defesa do produto.

Elas desenvolveram uma embalagem em formato triangular equilátera, pois grande parte das embalagens de macarrão encontradas no mercado são plásticas ou caixas retangulares, destacando a Alegretto! das outras caixas no Ponto De Venda. Os modelos apresentados são: macarrão cabelo de anjo, parafuso integral e espaguete. "A linguagem utilizada em todos os tipos de macarrão foi usar a própria massa como composição da embalagem, aliada de forma criativa com tipos de cabelos", expôs Maria.

O professor orientou as acadêmicas para que enquadrassem o produto em quatro quesitos: experimentação, inovação, aplicabilidade e relevância cultural. A ideia criativa aliada ao embasamento teórico resultou no prêmio, motivo de orgulho. "Embalagem sempre foi algo que eu quis trabalhar, sempre observei muito, e ter ganhado um prêmio com algo que eu sempre quis fazer abre portas para um caminho que eu sempre desejei", detalhou Jéssika. "Ficamos muito felizes pelo trabalho ter resultado no prêmio. Isso ficará marcado", continuou Maria. "Fiquei muito feliz e honrado por ter conseguido trazer uma premiação inédita para a Instituição", comemorou Sérgio. "É uma conquista que vem do resultado do trabalho das alunas, do professor e do colegiado. Estamos muito orgulhosos. Queremos que isso sirva de incentivo para que mais alunos se inscrevam na próxima edição do evento", concluiu a Coordenadora de Publicidade e Propaganda, Laila Rotter Schmidt.



1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel