"O Brasil está doente", afirma Cristovam Buarque em palestra no Centro FAG
Senador falou sobre "Cenários e Tendências da Educação"
O Senador pelo Distrito Federal e educador, Cristovam Buarque, veio à Cascavel para realizar uma palestra com o tema: "Cenários e Tendências da Educação'. Ele foi recepcionado na TVFAG pelo representante da Fundação Assis Gurgacz, Assis Marcos Gurgacz. Em seguida, concedeu uma entrevista, no estúdio da TVFAG, para a jornalista Cristiane Canassa e para o Pró-Reitor Acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto. Na gravação, o senador falou sobre a situação atual da educação no Brasil em meio à crise política vivida. "Eu creio que vamos ter ainda alguns anos para sair da crise que nós estamos. Quando eu falo das 'tendências' eu falo das tendências da política por primeiro, eu mostro que a educação vai ser saída para essa crise", relatou.
No Anfiteatro da Reitoria, centenas de acadêmicos, professores e convidados se reuniram para ouvir as palavras do político. Na abertura do evento, Assis Marcos relembrou a primeira passagem de Cristovam pela FAG, em 2006, no 1º Colóquio sobre Universidade. "Desde sua primeira vinda, mais que dobramos o número de alunos, dobramos o número de cursos. É sempre bom poder proporcionar aos alunos um momento como esse. Deve fazer parte da formação acadêmica palestras como essa, com alguém está no centro de toda a discussão política atual e que pode deixar vocês atentos ao que está acontecendo no país", enfatizou. "É muita satisfação ter o Cristovam em nossa Instituição pelo que representa para a educação no país, além de ele ter participação ativa nas decisões que estão definindo o futuro do país", falou o Afonso Cavalheiro Neto.
Cristovam, aproveitando a experiência nas áreas política e educacional, falou por quase uma hora e meia sobre as dificuldades pelas quais o país passa. "O Ensino Médio do país tem uma média 3,7. Isso é uma calamidade pública, vai impedir uma série de avanços no futuro, muita coisa pode ficar comprometida devido a esse Índice de Educação Básica. Por isso, defendo a Federalização da Educação Básica, uma vez que há cidades que não têm condições financeiras para gerir a educação', esclareceu.
Durante a palestra o professor fez uma comparação da nação com um organismo vivo, composto de várias células: o professor, metaforicamente argumentou sobre o caso doentio que se tornou o Brasil contemporâneo. O professor Mestre Ricardo Krupiniski, que acompanhou a palestra, considerou a fala otimista sobre o futuro do país. "Ao mesmo tempo em que pontuou sobre nossas patologias, salientou o quanto o Brasil está atrasado se comparado a muitos países de capitalismo mais avançados. Vivemos hoje numa era diferente da passada (era industrial), hoje o mundo se inclina para aquilo que ficou denominado de era do conhecimento, ou seja, a humanidade cada vez caminha para um novo paradigma social, nesse caso, informacional, onde o verdadeiro fator de geração de riqueza é o conhecimento. A educação, segundo Buarque é a solução para muitos dos problemas nacionais", manifestou.
QUEM É CRISTOVÃO?
Cristovam Buarque é conhecido e reconhecido pelo forte atuação junto à Educação. Ele publicou vários livros, entre técnicos, filosóficos, políticos, economia, ficção, infantil e romances. Cristovam é um engenheiro mecânico, economista, educador e professor universitário. É o criador da Bolsa-Escola, que foi implantada pela primeira vez em seu governo no Distrito Federal. Foi reitor da Universidade de Brasília de 1985 a 1989. Foi governador do Distrito Federal de 1995 a 1998. Foi eleito senador pelo Distrito Federal em 2002. Foi Ministro da Educação entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Lula. Foi reeleito nas eleições de 2010 para o Senado pelo Distrito Federal, com mandato até 2018.
A entrevista completa de Cristovam Buarque pode ser conferida no link.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel