Programa Jovem Aprendiz premia melhores alunos em Oratória e Matemática
Premiação aconteceu no último sábado (17), no auditório do Bloco II do Centro FAG
O Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz, da Fundação Assis Gurgacz, promoveu o 6º Concurso de Oratória com o tema "Jovem Aprendiz e o mundo do Trabalho". 25 adolescentes participantes do programa encararam o desafio de subir ao palco e expor o potencial comunicativo.
A proposta pedagógica do PAJA é elaborada com conteúdos básicos que são: Formação e Cidadania, Comunicação Oral e Escrita, Matemática, Meio Ambiente, Saúde, Inclusão Digital, Relações Humanas no Trabalho, Organização Empresaria, Direitos Trabalhistas e Previdenciários, Educação Financeira para Consumo, Educação Fiscal, Segurança Pública voltada para Adolescentes e Jovens e Uso indevido de álcool, tabaco e outros. Também conta com os conteúdos específicos: Automação de escritório, Noções básicas de administração, Departamento De Pessoal, Contabilidade, Arquivista/Arquivador, Almoxarife e Continuo/ Office-boy/Office-girl.
Amanda Schmidt foi uma das primeiras a se apresentar. "Para meu texto, busquei uma base teórica na Lei do Jovem Aprendiz e também não deixei de pensar na situação econômica do país", sinalizou. "Buscamos sempre fomentar os talentos de nossos jovens aprendizes. Falar em público é um desafio e uma necessidade. Além disso, buscamos uma temática que vai ao encontro do que eles estudam", esclareceu a coordenadora do Setor Social da Fundação Assis Gurgacz, Salete Chrun.
Os participantes foram avaliados por uma mesa formada por seis jurados: Clarice Aparecida Figurski, Presidente Conselho Tutelar Oeste; Laís Raycik, Psicóloga Organizacional e Professora do Centro Universitário FAG; Liliana Turnes Lemos, Assessora Pedagógica do Centro Universitário FAG; Luiz Carlos Andrade, do Ministério do Trabalho e Emprego de Cascavel; Maristela Becker Miranda, Gerente do SINE e Valdair Mauro Debus, Presidente do CMDCA. "Parabenizo a todos que, mesmo com o frio na barriga, encararam muito bem o desafio. É muito importante esse olhar dos alunos em relação ao mercado", elogiou Clarice. "Tenho certeza que esses minutos de apresentação exigiram muitas horas de preparo. A Fundação Assis Gurgacz está de parabéns em incentivar esses talentos", completou Valdair. "A pessoa que começa a desenvolver seu potencial comunicativo tem muito mais chances de obter sucesso", citou Luiz Carlos. "No mundo corporativo se destacam os melhores, o mercado quer pessoas que sejam destemidas e comunicativas e a participação desses jovens aqui hoje é um grande passo", evidenciou Laís. "Fiquei bastante empolgada com a atitude de vocês de expor suas opiniões, seus objetivos, seus sonhos. Vocês vão longe", complementou Maristela.
Depois da análise de uma série de quesitos, os melhores foram premiados, com certificados e tablets. Na plateia, muitas pessoas acompanhavam. Gerson Bottura é Gerente de Recursos Humanos da empresa Fipal e conta com 9 aprendizes. 'Eu acredito que este é o momento de a gente prestigiar. O objetivo da empresa não é apenas cumprir com a cota, mas também incentivar esses jovens", explicou. Cheia de orgulho estava Iolanda Beier, mãe da jovem aprendiz Milena Beier, segunda colocada no concurso. "A gente sempre acompanha ela e temos muito orgulho de suas atitudes, responsabilidade. Foi muito emocionante e gratificante vê-la receber a premiação", falou, emocionada.
VENCEDORES
1º Natalie Olivo - Empresa Asgel;
2º Milena Beier - Empresa Coodetec;
3º Luiz Gustavo Zeni - Empresa Unesul;
4º Lairssa Gaede Tarabay - Empresa Fipal;
5º Ana Daniely de Oliveira Prestes - Empresa Eucatur.
OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
No mesmo evento, houve a premiação para os dez primeiros aprendizes da 1ª Olimpíada de Matemática. Foram realizadas três etapas. A disputa tem a finalidade de preparar e motivar os jovens aprendizes para que se ganhem destaque no mercado de trabalho e na vida escolar, estimulando ainda o raciocínio lógico e a criatividade através da resolução de operações matemáticas. Além disso, o projeto tem o intuito de demonstrar a importância da matemática e dos números na vida das pessoas e no seu dia a dia, tendo como base os conteúdos de matemática básica, as quatro operações, matemática financeira, a utilização da calculadora científica, a leitura interpretativa de gráficos e a utilização do Excel como ferramenta básica de trabalho.
VENCEDORES
1ª Angelo Gabriel Soares dos Santos - Empresa Hospital São Lucas de Cascavel;
2º Emanoel Muller Schvan - Construtora JL
3ª Natalie Olivo - Empresa Asgel;
4ª Wellington Felipe Gomes - Empresa Bigolin;
5º Edivan Teodoro Dias - Empresa Unesul;
6º Fabiane Helanski - Empresa Pioneira Transportes;
7º Paulo de Oliveira Filho - Empresa Infasa
8º Pamela Valcarenghi Pelisson - Empresa Fipal;
9º Luiz Gustavo Zeni - Empresa Unesul;
10º Camila Baggio - Empresa Expresso São Miguel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel