Semana Acadêmica de Engenharia Civil segue com palestras
As atividades aconteceram ontem (20) à tarde e à noite no Anfiteatro da Reitoria
Acadêmicos do curso de Engenharia Civil do Centro FAG, estão participando da 11º Semana Acadêmica. Ontem (20), foram realizadas três palestras no Anfiteatro da Reitoria. A primeira aconteceu à tarde com o tema: "Extração de Gás de Xisto e os seus impactos para o meio ambiente", ministrada pelo advogado João Batista Coelho Furlan. Ele encabeçou uma campanha para que o método Fracking, Fraturamento Hidráulico, não fosse utilizado na região para a retirada do produto. Ele reiterou o que viu em locais onde a atividade foi permitida e ressaltou o perigo representado pela extração. "A médio prazo a maior riqueza do Estado que é a agricultura, poderá ficar comprometida por causa da poluição que a exploração do gás de xisto é capaz de gerar. Cada estrutura de poço de Fracking custa US$ 15 milhões. Quantos metros quadrados de painéis solares ou quantas estruturas para energia eólica não poderiam ser produzidos com esse recurso, gerando energia de forma sustentável?", falou à plateia.
Durante a noite os alunos participaram das palestras: "Soluções em Geotecnia" ministrada pelo engenheiro Giancarlo Domingos e "Conhecendo o Sistema Profissional" com o engenheiro Geraldo Canci. O engenheiro Giancarlo Domingos, que falou sobre "Soluções de Geotecnia", é gerente de filial Maccaferri do Brasil em Curitiba-PR, e conta que a empresa tem esse contato com universidades desde a década de 80. "Antes era a gente que procurava pelas universidades, hoje são as universidades que nos procuram, e é de suma importância esse contato com eles, pois são os nossos futuros consumidores", relatou.
O contato dos alunos com os profissionais na Semana Acadêmica é sem dúvidas uma oportunidade para agregar conhecimentos. Os acadêmicos do 6º período, Felipe Feline e João Vuicik, lembram que, durante as semanas acadêmicas é possível entender o mercado de trabalho a partir do que é visto na teoria em sala de aula. "Conseguimos aprender novas técnicas e de que forma o que vemos nas aulas está sendo desenvolvido realmente", contou Felipe. "É muito legal o contato com os profissionais, a visão de tudo é diferente do que a gente vê durante as aulas", concluiu João.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel