Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo apresentam "Cartilha do Desenho"
A atividade faz parte da disciplina de Desenho Urbano, coordenada pela professora Andressa Ruschel
Acadêmicos do 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG (turma 1, turma 2 e integral) apresentaram as 'Cartilhas do Desenho" produzidas durante as aulas práticas de Desenho Urbano. A atividade faz parte de um Projeto de Extensão coordenado pela professora da disciplina, Andressa Ruschel, que teve como objetivo fazer com que os futuros arquitetos e urbanistas produzissem materiais didáticos sobre diversos temas do desenho urbano.
A acadêmica Sirlei Grosseli compôs o grupo que escolheu como tema o "Trânsito", e o estudo de caso foi a capital francesa, Paris. "Escolhemos Paris por ser uma cidade que não tem sinalização de trânsito. Nessa cidade foi feita uma experiência na qual retiram as placas de sinalização e transformam em um espaço compartilhado onde os veículos e os pedestres usam a mesma área onde não há desnível entre calçadas e ruas, sendo assim, todos podem circular no mesmo lugar. Os estudos indicaram que nesses espaços compartilhados diminuíram os acidentes. Então foi um estudo de caso de sucesso sem sinalização urbana tradicional", explicou.
A professora Andressa Ruschel se surpreendeu com o resultado. "Eu fiquei satisfeita com o trabalho deles. Por ser um projeto novo a gente nunca sabe como vai ser e como que os alunos vão aceitar uma nova proposta e o foi tudo muito positivo", relatou. A apresentação foi realizada no Auditório do Bloco II e contou com a presença da coordenadora do curso, Solange Smolareck. "Vi trabalhos muito bem feitos durante as apresentações. Todo esse empenho é uma característica da Arquitetura. Os alunos além de ?trabalhar duro? para chegarem a um bom resultado, eles fazem por que gostam e por prazer", elogiou.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel