Missa Sertaneja no Centro FAG homenageia São Francisco de Assis
O Santo é o Padroeiro da Fundação Assis Gurgacz
Da decoração aos trajes, tudo lembrava o campo. Foi nesse clima que o Anfiteatro da Reitoria do Centro Universitário FAG foi palco ontem (04) da 2ª Missa Sertaneja. A celebração religiosa, com toque rural, foi realizada pela primeira vez em 2012 e, este ano, novamente foi feita para comemorar o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro da Fundação Assis Gurgacz, e também padroeiro dos animais, além de ser uma homenagem pelo Dia do Engenheiro Agrônomo, lembrado no dia 12 de outubro e pelo Dia do Médico Veterinário, comemorado no dia 9 de setembro.
Na celebração cheia de emoção, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira dos agrônomos, foi apresentada pelos alunos. O homenageado da noite, São Francisco de Assis, foi levado até o altar montado no palco pelas mãos dos acadêmicos de Medicina Veterinária. Para simbolizar todos os animais uma arara, moradora do Viveiro do Centro FAG, recebeu a bênção do Padre Benjamin, celebrante e também acadêmico de Psicologia da Instituição.
Na homilia, o padre destacou o que o homem do campo tem a ensinar. "Não é mais habitual morar no sítio, porém todos nós carregamos um pouco do campo em nosso coração. No campo, aprendemos a partilhar, o homem do campo nos ensina a ser simples e o homem do campo nos ensina sobre espiritualidade", falou o padre.
A Missa ganhou a animação musical do grupo Filhos da Rainha. Com melodias sertanejas, os fiéis puderam cantar músicas católicas de agradecimento. O cenário perfeito para um momento significativo. "Este é o dia mais importante da área religiosa para nossa instituição, porque São Francisco de Assis tem derramado muitas bênçãos sobre nós", expressou o Reitor do Centro FAG, Assis Gurgacz. "É um momento importante. Nós temos um sentimento muito forte com o santo, então é um momento muito especial", continuou a Pró-Reitora Acadêmica da Instituição, Jaqueline Gurgacz Ferreira.
A Missa está sendo organizada pelos Cursos de Agronomia e Veterinária do Centro Universitário FAG e também pela Ação Integrada pela Cidadania da Fundação. "Isso foi planejado com muito carinho entre nós, justamente para comemorarmos essas datas importantes, e claro, agradecer tudo o que temos conseguido conquistar", analisou a Coordenadora de Agronomia, Ana Paula Mourão Simonetti. "É um momento único, em que podemos unir os cursos e convocar nossos alunos e também os familiares deles e a comunidade acadêmica em geral para prestigiar o evento e o santo", complementou o Coordenador de Medicina Veterinária, Adriano Ramos Cardoso.
Alunos, familiares, professores e funcionários da instituição entraram no clima e compareceram a caráter. "Nas festas de antigamente, a Missa Sertaneja era bem comum. Quando nosso filho avisou que teria, decidimos marcar presença. Eu acho que o início de tudo é termos fé", contou Juliomir Paticowski, pai de um acadêmico de Agronomia. "É um momento lindo, especial, em que podemos agradecer. Às vezes na correria deixamos de lado esse agradecimento, que é extremamente importante. Que bom que a Instituição está nos proporcionando isso", opinou o aluno do 7º período de Agronomia, Leidione Furtado.
O evento foi finalizado com uma apresentação do GOU - Grupo de Oração Universitária, do Centro FAG, e apresentações artísticas dos acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel