Representantes do Keppe Motor trazem conhecimento sobre nova tecnologia à FAG
O Keppe Motor é um motor que utiliza o princípio de ressonância para otimização de sua eficiência
O Centro Universitário FAG recebeu nesta semana uma comitiva da nova tecnologia em motores Keppe Motor. Roberto Sóos, Cesar Agarelli, Denis Oliveira e Roriz Correa Reis Júnior tiveram uma série de reuniões, ministraram palestras e também visitaram o campus do Centro FAG. O objetivo foi levar o conhecimento novo aos estudantes e também traçar uma parceria com a Instituição de Ensino Superior.
O Keppe Motor é um motor altamente eficiente, desenvolvido em 2008 pelos cientistas Cesar Soós, Roberto e Alexandre Frascari, que utiliza o princípio de ressonância para otimização de sua eficiência, funcionando com "corrente ressonante" (CR). Sendo assim, abre uma nova ramificação na classificação de motores elétricos, os quais geralmente são divididos em motores de corrente alternada (CA) e motores de corrente contínua (CC), havendo os universais que se enquadram nas duas categorias. O motor recebe este nome porque foi desenvolvido segundo princípios inovadores que surgiram da pesquisa do cientista Norberto Keppe sobre a física e expostos em sua obra "A Nova Física da Metafísica Desinvertida", escrita em 1996, na França. "Resumindo, a obra traz que nós estamos mergulhados em um mar de energia. Você não precisa extrair energia da matéria, do carvão, da gasolina, para obter energia, na verdade estamos rodeados por essa energia. Então, para isso, o paradigma muda: a massa passa a ser captador de energia e não gerador de energia", contou Cesar Sóos.
Por limitações da tecnologia de motores convencionais, as eficiências maiores são atingidas apenas por motores de grande potência, sendo que os pequenos apresentam eficiência muito aquém do desejado. "É uma inovação tecnológica, com ênfase em economia de energia. Isso vai propiciar um ganho de anos no planejamento estratégico do país", complementou Agarelli.
O Keppe Motor economiza até 90% de eletricidade. Os motores elétricos de baixa potência são os mais utilizados, pois acionam eletrodomésticos, ferramentas elétricas, bombas hidráulicas, sistemas de refrigeração doméstica, etc. Eles somam centenas de milhões em todo o mundo e estão diretamente vinculados ao desenvolvimento de um país ou região, pois com o aumento do poder aquisitivo das famílias, mais motores são proporcionalmente adquiridos.
O grupo realizou duas palestras: uma primeira para um público mais restrito, formado por professores dos cursos de Engenharias Mecânica, Controle de Automação e Elétrica; a segunda para os acadêmicos das três graduações. Alguns estudantes e docentes já desenvolvem pesquisas nesta área e se animaram com a possibilidade de ter o conhecimento direto da fonte. "Eles há poucos dias estavam na Nasa, então pensávamos que era algo distante, porém, eles se mostraram bem acessíveis. Para o aluno e para nós isso foi fantástico. Espero que tenhamos impacto a comunidade acadêmica com a visita", comentou o professor de Engenharia, Vânio da Maia. "Eu realizei um seminário com a intenção de ver se realmente o Keppe Motor era o que diziam, e cheguei à conclusão que é eficiente sim como dizem. A aplicação é mais que eficiente. Hoje tive o contato com o mentor da ideia e está sendo prazeroso. É um passo à frente. Eles tiveram uma ideia revolucionária e isso é muito gratificante para mim", falou o acadêmico do 8º período do curso de Engenharia de Controle e Automação, Diego Alexandre Gruhn.
O grupo também conversou com o Reitor do Centro FAG, Assis Gurgacz, o Vice-Reitor, Sérgio De Angelis, o professor Helder José Costa Carozzi, o professor Emerson Formigoni e o Coordenador do TECFAG, Professor Roberson Parizotto a respeito de parcerias futuras. "Estamos nos posicionando no mercado brasileiro e global. Temos uma abordagem acadêmica e o objetivo é trazer esse conhecimento para o Centro FAG, formando uma classe de novos engenheiros nesse país focados em resolver problemas de ordem socioambiental. Estamos no Brasil com a tecnologia mais avançada, mais de ponta. Estamos conceituando todos os caminhos que podem proporcionar parcerias", expressou Agarelli. "Eles encontraram muitas afinidades entre as visões institucionais da Keep Motors e do Centro Universitário FAG. Partilhamos alguns valores comuns, como o interesse de ambos em desenvolver o conhecimento científico de modo a promover crescimento social. Nesse ponto de vista, acreditamos que possa haver uma cooperação para o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, que possam alavancar um processo de crescimento social e não apenas resultado financeiro. A ideia é não se tornar refém do grande capital, mas colocar o conhecimento a favor da sociedade. É uma proposta que abre horizontes totalmente novos", conclui o Vice-Reitor.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel