2º Eco Triathlon agita o Lago Municipal e arranca elogios dos participantes
O evento é uma parceria entre o Centro Universitário FAG e o 4º Grupamento de Bombeiros
Assim que amanheceu, o dia já dava sinais de que seria lindo. O céu limpo, a água fresca e a temperatura agradável se somaram à paisagem do Lago Municipal de Cascavel para compor o cenário perfeito para a 2ª edição do Eco Triathlon. O evento promovido em uma parceria entre o 4º Grupamento de Bombeiros e o Centro Universitário FAG reuniu cerca de 250 atletas para nadar, pedalar e correr. Eles vieram de estados como Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, além do Distrito Federal e de países vizinhos como Paraguai e, é claro, vários eram paranaenses.
Os atletas competiram no individual, nas categorias Speed Masculina e Feminina e Mountain Bike Masculina e Feminina, e no revezamento, composto por três atletas. A prova começou às 8h deste domingo (09). O primeiro desafio foi a natação. Cerca de 750 metros dentro do Lago Municipal foram atravessados pelos competidores com braçadas, em ritmo forte. Na sequência, foi a vez de pegar as bicicletas na área de transição. Na bike, eles seguiram pela Avenida Rocha Pombo, passaram pela Rua Waldemar Casagrande, acessaram a marginal da BR-277 (sentido Atacado Liderança), fizeram o retorno, desceram pela marginal até o segundo acesso da rodovia, fizeram o retorno novamente e voltaram pela Waldemar Casagrande para recomeçar o percurso. Foram quatro voltas. Na área de transição, deixaram a bicicleta e seguiram para o trecho final da prova: a corrida, feita na pista do próprio Lago.
No masculino o vencedor foi o curitibano Vitor Cardoso, de 20 anos, que participou pela primeira vez da disputa. "O percurso foi bem difícil, a prova foi bem boa. A natação é no Lago, então é mais rápida, o ciclismo é bem pesado. Essa prova entrou na minha preparação para a Copa Brasil da semana que vem, e vai entrar para o meu calendário", falou ao fim da prova.
Em segundo ficou Francisco Viana, londrinense que havia conquistado o primeiro lugar em 2015. "O percurso do ano passado já era bom, conseguiram melhorar ainda mais, tornando o circuito de ciclismo mais rápido. É assim que funciona, a gente ganha um ano, aí vem alguém que treina mais que a gente e consegue a vitória", lamentou. O atleta de São José dos Pinhais Helcio Kricky chegou em terceiro.
Entre as mulheres, Vanessa Cabrini, 44 anos, de Curitiba, garantiu o primeiro lugar. "A prova foi muito top, organização 10, impecável, um circuito super bem pensado e seguro. Achei a prova maravilhosa", disse. O segundo lugar no feminino ficou com Ismara Ambrósio e o 3º com Roseane Borlagnese.
Além deles, foram conhecidos os campeões nas categorias speed feminino e masculino, por idades, mountain bike e revezamento. Os vencedores receberam medalhas, troféus e premiação em dinheiro.
Com o pódio formado, aos organizadores coube comemorar o saldo positivo. "Do ano passado para cá quase dobramos o número de atletas. Por isso, cada vez mais incentivamos que nossa equipe se envolva nesse projeto tão importante", comentou o Reitor do Centro Universitário FAG, Assis Gurgacz. "O evento é um fruto dessa brilhante parceria, e o resultado está aí: os atletas vibrando e participando de uma prova incrível", complementou o Comandante do 4º Grupamento de Bombeiros, Major Fernando Fernando Raimundo Schunig.
Prova do sucesso é o reconhecimento da entidade que representa os triatletas no Paraná. De acordo com o presidente da Federação Paranaense de Triathlon, o Eco Triathlon deverá entrar para o calendário oficial do estado a partir de 2017. "A prova foi homologada e aprovada pela Federação Paranaense, então pode contar que aqui será uma das etapas do Paranaense. Já temos então Guaratuba, Caiobá e Cascavel como cidades garantidas", completou Luiz Iran.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel