Alunos do Centro FAG foram peças fundamentais para realização do Eco Triathlon
Acadêmicos de Educação Física, Medicina, Fisioterapia e Publicidade e Propaganda participaram do evento
Parte do sucesso da 2ª edição do Eco Triathlon, realizada em uma parceria entre o Centro Universitário FAG e o 4º Grupamento de Bombeiros, se deve ao auxílio dos acadêmicos de diferentes cursos do Centro Universitário FAG. Durante o último sábado (08), data do Simpósio Técnico do evento, e no domingo (09), dia da prova realizada no Lago Municipal de Cascavel, a participação dos alunos foi essencial para que tudo desse certo do início ao fim.
Cerca de 100 alunos do 6º e 8º períodos do curso de Educação Física semanas antes do evento passaram por um treinamento com o Corpo de Bombeiros, para entender as necessidades do atleta, da hidratação à emergência, com aulas teóricas e práticas, além de terem feito uma visita ao Lago Municipal, para entender o percurso da prova. Na véspera da competição, alguns dos estudantes que compuseram o staff ajudaram na distribuição dos kits aos atletas. No domingo, o trabalho para eles começou às 5h e só terminou após as 12h. Coordenados pelo professor Evandro Roman, eles foram divididos em tarefas, para darem apoio em diferentes etapas da prova. A atividade fez parte da disciplina de Gestão e Marketing Esportivo. "Foi um evento de aprendizado. Organizar um evento é muito complexo, porque além de conhecer bem a competição é preciso motivação, e eu percebi isso nos alunos. Atividades assim capacitam o aluno para o mercado de trabalho", pontuou o professor.
O trabalho dos acadêmicos de Educação Física foi do check-in ao check-out, com auxílio nas transições, apoio para hidratação e orientações - uma experiência que marcou a vida acadêmica de muitos. "Foi excelente! Tivemos uma vivência com o esporte, que eu, por exemplo, não conhecia de perto. Além de a gente ter tido a possibilidade de vivenciar o esporte em si, tivemos a noção de como organizar um evento. Apesar de não termos organizado de forma direta, conseguimos dar o apoio necessário, conseguimos ver o quão grande o evento é, e isso agrega muito à formação como acadêmicos e também para a instituição. Acredito que o evento valoriza a região, valoriza o esporte, valoriza o nosso curso", expressou a acadêmica do 8º período matutino, Priscila Macagnan. "Sempre é uma experiência nova. Neste ano tivemos bastante público, além de muitos atletas. É bacana ver a parceria entre um órgão público e um privado, com uma organização em sintonia. Quem participou só teve a ganhar", completou o acadêmico do 8º período noturno, Fernando Galvão.
Seis acadêmicos de Medicina fizeram parte da equipe médica, complementada pelos paramédicos do Corpo de Bombeiros. Eles foram divididos em locais estratégicos do percurso para darem assistência em caso de necessidade. "Foi a segunda vez que participei do Eco Triathlon. Foi uma experiência muito boa para obter conhecimento em relação ao atendimento de urgência. Isso sempre é muito válido", contou o aluno Eduardo Yuki Kimura.
Os atletas que terminavam a prova eram direcionados para um ponto bem elogiado do evento: a Área do Atleta. Nela, além de poder se hidratar e se refrescar com frutas, os participantes puderam ser atendidos por futuros fisioterapeutas. 50 alunos do 6º período do curso estavam a postos com macas e as mãos preparadas para tirar as dores dos corpos exaustos pós-prova. "O Eco coincide com o semestre em que eles têm a disciplina de Fisioterapia Desportiva. Como é uma prova de objetivo, é um momento em que podem acontecer muitas lesões. O atleta fica mais extenuado. Executamos técnicas de alongamento, de recuperação do atleta, aplicação de gelo, ataduras e bandagens", disse o professor da disciplina, Luiz Orestes Bozza. "Eu sou atleta e o esporte é encantador. Você ajudar o atleta a alcançar o objetivo dele e depois também ajudá-lo a se recuperar é bem importante", complementou a acadêmica de Fisioterapia, Tábata Jupi.
Registrar os momentos também é parte bem importante em um evento. Os acadêmicos de Publicidade e Propaganda, que fazem parte do Projeto de Atividades Complementares da Assessoria de Imprensa do Centro FAG, fizeram isso com muita dedicação. Vinícius Lopes e Felipe Matheus de Almeida fizeram a cobertura em vídeo, enquanto Johanan Toledo fotografou a prova. "Ter a oportunidade de participar do Eco Triathlon foi uma experiência incrível, um desafio que foi aceito. Nunca havia coberto um evento esportivo de tão alto nível assim. A cada foto capturada, a cada flash, a cada registro era um sensação única, uma mistura de sentimentos ao ver estampado no rosto de cada triatleta a garra e a determinação, o suor e o misto de emoções. Sou imensamente grato por ter tido a oportunidade de registrar através das lentes esse evento maravilhoso!", acadêmico do 2º período de PP, Johanan Toledo.
A participação dos alunos dos quatro cursos revela a habilidade que o Centro FAG tem em formar profissionais engajados, independentemente do desafio. "O evento e a participação dos acadêmicos reafirma o Centro FAG como um centro da comunidade. A prova cria uma sinergia na cidade, já atingimos um nível profissional, mas estamos, é claro, sempre me busca de melhorias. Toda nossa equipe está de parabéns", elogiou o Vice-Reitor da Instituição, Sérgio De Angelis.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel