Ideia de alunos do curso de Arquitetura vira monumento em Céu Azul
Acadêmicos participaram de Concurso de Projetos para a construção do marco comemorativo dos 50 anos do município
O Centro FAG fechou uma parceria com o município de Céu Azul, em agosto de 2015. O objetivo era a participação dos acadêmicos na construção do marco comemorativo aos 50 anos da cidade. No mesmo mês, foi realizado um encontro para que o projeto e a proposta fossem apresentados aos alunos. Em seguida foi lançado o edital e o Concurso obteve 47 equipes inscritas, totalizando 165 alunos participantes.
Para embasar teoricamente o desenvolvimento da parte conceitual do Projeto, no início de setembro de 2015, os alunos participaram de uma palestra com os professores Solange, Guilherme e Marcelo, que trataram sobre Semiótica e Monumentos. Após a avaliação por uma comissão interna, foram selecionados os três melhores, que foram enviados ao município de Céu Azul, onde a população escolheu a melhor ideia.
Os acadêmicos Jefferson Rodrigo Muller e Thaeylor Sereniski ficaram em primeiro lugar e no último sábado (08) os futuros arquitetos participaram da inauguração do monumento, podendo conferir de perto suas ideias no projeto executado pela prefeitura de Céu Azul. Jeferson explica que para realizar a proposta foi feito um levantamento a partir de depoimentos das famílias pioneiras do local, para que chegassem a um conjunto de ideias que remetesse uma conexão na história de cada habitante de Céu Azul. "O nosso objetivo foi que as pessoas visualizassem as formas do monumento e visualizassem a origem do munícipio", falou.
Theylor conta da satisfação em poder contemplar o monumento pronto. "Foi difícil, mas a gente conseguiu aprender muita coisa realizando esse projeto. Conseguimos colocar a história do início do município até os dias atuais. E ver ele pronto foi muito gratificante?, contou. ?Não tenho palavras pra descrever o que é ver o projeto idealizado ganhar forma. Conseguimos ver o que realmente queríamos passar", concluiu o acadêmico Jefferson.
A professora Renata Esser de Souza coordenou a atividade realizada com os alunos e lembra como foi. "Os alunos foram orientados por mim e pela professora Fabiele Bombonato. Deu muito orgulho ver o trabalho deles, a ideia deles sendo executada pela prefeitura de Céu Azul. Ressalto que o que fizemos foi um concurso de ideias, ainda como acadêmicos eles não podem assinar os projetos, foi muito bacana, foi um evento gratificante tanto para eles que participaram da inauguração quanto pra nós aqui no curso que ganhamos muito com o resultado", finalizou.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel