2º Campeonato de Bocha faz a alegria dos idosos do Centro de Convivência
O evento integra as comemorações pelo Dia do Idoso
Até mesmo a chuva foi espantada pelo desejo dos idosos em jogar Bocha Campeira na última quinta-feira (20). As nuvens negras e algumas pancadas até assustaram, mas vieram seguidas de um sol, que brilhou com força para a realização da 2ª edição do Campeonato de Bocha Campeira, realizada no campo de futebol do Centro Universitário FAG. Além dos idosos que frequentam o Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz, participaram também pessoas da terceira idade que fazem parte de outros programas de fortalecimento de vínculos do município.
O evento integra as comemorações pelo Dia do Idoso. Divididos em duplas mistas, masculino e feminino, os grupos mostraram intimidade com as bochas. A Bocha Campeira é um jogo tradicional do povo gaúcho, praticado nas fazendas, nos campos abertos. "É uma modalidade tanto para os homens quanto para as mulheres, de fácil compreensão, é possível jogar em praticamente qualquer lugar. Além disso, faz com que os idosos pratiquem exercícios físicos e também que estimulem o espírito competitivo", falou a Coordenação do Setor de Ação Social, Salete Chrun.
Os idosos que frequentam o Centro de Convivência são especialistas quando o assunto é bocha campeira. A atividade é apenas uma das oferecidas no espaço, que fica anexo ao Centro FAG. "Eu acho bom demais. Se deixar eu jogo bocha o dia inteiro. É uma disputa entre amigos e a gente ainda faz ginástica", brincou Norberto Renosto, de 67 anos.
Houve quem usou o evento para relembrar décadas atrás quando praticou o esporte. José dos Santos, de 80 anos, mora no Condomínio de Idosos, localizado no bairro Tarumã, em Cascavel e gostou de voltar ao passado. "Só a grama que é novidade. Eu tinha jogado apenas na areia. Lembrar a gente lembra como é, mas perdi um pouco da força", expressou.
Já Dona Nadir Ferreira, de 60 anos, nunca havia pegado em uma bocha, mas não fez feio, não! "Estou amando, é a primeira vez que eu jogo. É fácil, estou entendendo rápido, pensei que não seria assim. Agora, quero ganhar", vibrou ela, que frequenta Centro de Referência e Assistência Social do bairro Santa Cruz. Porém, ela não ganhou, mas foi quase, chegou à semifinal. Quem levou o primeiro lugar foi a dupla Veni Janer e Bernadete Lopes. "A bocha é tudo para gente, é o nosso divertimento", disse Veni. "A gente fica ansiosa. Pedi calma para minha parceira e conseguimos a vitória", completou Bernadete.
O Campeonato recebeu a ajuda de acadêmicos voluntários: as acadêmicas de Enfermagem, Bruna Luciana, e Andréia Macanhão, do 8º período deram suporte de saúde aos idosos, enquanto o aluno Kevin Tiago, do 2º período de Educação Física ajudou nas disputas.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel