Formandos de Educação Física expõem pesquisas em Congresso Brasileiro
Eles participaram do 28º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte
Acadêmicos do Curso de Educação Física do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG participaram do 28º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, realizado no Costão do Santinho Resort, litoral de Santa Catarina. Ao todo, o curso contribuiu com 7 trabalhos apresentados.
Os alunos Eduardo José Mattiolo e Guilherme Carpes apresentaram o trabalho com o título: "Estado Nutricional, Flexibilidade e Maturidade Sexual de Adolescentes", sob orientação do professor Dr. Everton Paulo Roman. O trabalho exposto por eles refere-se ao tema defendido pela dupla no TCC. As alunas Yasmim Maria de Souza e Thaciane Carvalho apresentaram dois trabalhos: "Estratégias de Marketing Pessoal do Personal Trainer em Academias", também referente ao TCC e orientado pelo professor Dr. Everton Paulo Roman e "Análise Cinemática do Soco Guiaku Tsuki na Postura Zenkutsu Dachi do Karatê", orientado pelo professor Me. Lissandro Moisés Dorst, desenvolvido em sala referente à Disciplina de Biomecânica de Cinesiologia. O trabalho com o título "Análise Cinemática do Lançamento do Dardo" foi exposto pelas alunas Priscila Macagnan e Giuliane Grutzmacher e desenvolvido em sala dentro da Disciplina de Biomecânica de Cinesiologia, ministrada pelo professor Me. Lissandro Moisés Dorst. "Aptidão Física de Idosos: Uma Comparação entre Praticantes e não Praticantes de Exercício", "Incidência de Risco Cardiovascular em Idosos Praticantes de Programas de Atividade Física" e "Relação de Estado Nutricional com Riscos Cardiovasculares" foram os trabalhos apresentados pela acadêmica Bruna Frizon Grobs. Todos as produções dela foram desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Exercício e Movimento, que ela faz parte. O Grupo tem como coordenadora a Professora Dr. Debora Bouscheid Dorst e o egresso Leonardo Trevisol Possamai.
Para os alunos, participar de um Congresso é importante, tanto para o conhecimento científico e profissional quanto para a experiência pessoal. Em um Congresso desse porte é possível salientar a magnitude da ciência e tecnologia a favor da saúde e do esporte, como foi a temática abordada no evento. Participaram do evento Doutores, Médicos do Esporte, Fisioterapeutas, Ortopedistas e Psicólogos, além de acadêmicos das respectivas áreas e da Educação Física. Palestrantes como: Luiz Jorge Conceição Jr (RJ) - "Aspectos fisiológicos do Retorno ao Esporte"; Rafael Santos (SP) - "Retorno ao Esporte: desafios na integrante aspectos clínicos e psicológicos?; Jean Willem Cerf Sprey (SP) - "Critérios para retorno ao esporte do ponto de vista do aparelho locomotor", contribuíram para uma visão amplificada da abrangência que o esporte tem, integrando vários segmentos para o mesmo objetivo; seja ele treinamento, rendimento, recuperação ou retorno do atleta.
"O 28º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte contribuiu para um novo campo de visão profissional e de formação. Se eu pudesse dar um conselho para os acadêmicos diria que busquem informações com seus professores e aventurem-se no mundo científico e participe de eventos da área, porque a ciência pode transformar ideias e opiniões em benefício da população e isso torna-se um diferencial nas mãos de quem não almeja ser apenas mais um", disse a acadêmica Priscila Macagnan, do 8º período. "Já havia participado de outros Congressos e Eventos como este, porém, a experiência é nova, pois, a área da Medicina Esportiva está em ascensão, o que empodera todo e qualquer conhecimento do Profissional de Educação Física, por apresentar o que há de mais novo na área, além de apontar os padrões OURO em metodologia de pesquisa, que foi o que mais me chamou atenção", finalizou a aluna Bruna Grobs, também do 8º período.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel