Projeto de Psicologia do Centro FAG é finalista em prêmio estadual
Os vencedores do Prêmio Sesi ODS 2016 serão conhecidos no dia 23 de novembro
O projeto "Humanização e Educação Socioambiental em Contexto Hospitalar" do curso de Psicologia do Centro Universitário FAG é finalista do Prêmio Sesi ODS 2016. A premiação reconhece empresas e instituições que possuem projetos voltados à promoção do desenvolvimento sustentável. O projeto em destaque é finalista na categoria Terceiro Setor e é desenvolvido em parceria com o Hospital São Lucas.
A Brinquedoteca do Hospital foi remodelada para utilização como espaço para a humanização do ambiente hospitalar e promovendo a educação ambiental entre as crianças atendidas pelo SUS e seus familiares. A remodelação do local se fez com a utilização de materiais não recicláveis para a decoração do espaço, resultando em um ambiente acolhedor que favorece a interação entre profissionais da saúde, acadêmicos do curso de Psicologia e as crianças internadas. "Esta iniciativa promove a humanização do ambiente hospitalar de forma lúdica ao mesmo tempo em que desperta nas crianças internadas a consciência da preservação do equilíbrio ecológico. Dando um novo tratamento e destinação ao material não reciclável, colabora com a eficiência no tratamento e destinação final de resíduos, e convida os usuários deste espaço a refletirem sobre seu papel na preservação do meio ambiente além de promover a humanização da saúde. Portanto a proposta se apresentou ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e, aceita culturalmente", destacou a Coordenadora de Psicologia, Claudia Barbosa.
O projeto associa a Contação de Histórias com atividades lúdicas e recreativas na Brinquedoteca. Todos os materiais utilizados tanto na decoração como nas atividades da brinquedoteca e na contação de histórias são de materiais recicláveis. As crianças são convidadas a confeccionar seus próprios brinquedos a partir de materiais reutilizáveis e contarem suas histórias e experiências de brincadeiras, assim elas se divertem aprendendo que é preciso proteger a natureza. Inicia-se a partir deste momento uma interação com as crianças (pacientes do Hospital) na direção de um aprendizado nas práticas de construção do seu próprio brinquedo partindo do reciclável e estabelecendo um norte na consciência ambiental.
O Projeto iniciou em 2014 com uma oficina sobre Contação de Histórias que teve a participação de 80 acadêmicos do Curso de Psicologia e a necessidade de readequar o espaço da Brinquedoteca do Hospital de Ensino São Lucas para este fim. "Preconizou-se a utilização de materiais não recicláveis e surgiu a ideia de ensinar as crianças a produzirem seus próprios brinquedos e também criarem suas próprias histórias a partir de materiais recicláveis. Em 2015 iniciou-se a remodelação com o apoio de alguns acadêmicos do curso de Psicologia e o desenvolvimento de atividades com crianças, e adultos hospitalizados", complementou a Coordenadora.
Os resultados do trabalho são incríveis: Diminuição do tempo de permanência no Hospital das crianças internadas pelo SUS; Descontração e humanização de um ambiente tradicionalmente tenso e triste; Desenvolvimento da criatividade, de habilidades manuais e da linguagem por parte das crianças internadas, uma vez que são convidadas a contar suas histórias; Desenvolvimento da consciência ambiental por parte das crianças e seus familiares; Integração entre os profissionais e acadêmicos da área da saúde com os pacientes a familiares; Melhoria da formação dos futuros profissionais da saúde.
O Centro FAG compete com mais quatro Instituições. Os vencedores serão conhecidos no dia 23 de Novembro em evento promovido no Campus da Indústria, em Curitiba. Os ganhadores receberão o troféu "Prêmio SESI ODS 2016" referente à sua subcategoria
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel