Alunos de Enfermagem apresentam resultados de Projeto de combate à dengue
Foram apresentados no Seminário 3 trabalhos por sala, escolhidos pelas próprias turmas
O sucesso do Projeto "Enfermagem em Vigilância Contra Aedes Aegypti" foi repetido neste segundo semestre. O trabalho começou a ser desenvolvido na primeira metade do ano, entre as turmas de todos os períodos como forma de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika Vírus e Chicungunya. No primeiro semestre, cada acadêmico ficou responsável por desenvolver ações para eliminação de focos de larvas do mosquito em duas residências. Agora, a ideia foi expandida para um trabalho com a comunidade. "A intenção foi de que eles levassem informações, palestras e orientações aos bairros, escolas, alguma comunidade em específico. Os alunos apontaram os sintomas das doenças e os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito", contou a professora Margarete Simone Fanhani dos Santos, uma das coordenadores da atividade. Também estiveram à frente do projeto as professoras Renata Zanella, Vanessa Engelage e Mara Renostro Zachi.
Os resultados deste trabalho foram apresentados em um Seminário na noite de ontem (03). A aluna Danielle Valle, do 4º período, fez o trabalho com a colega, Eliane Chaves, em dois quarteirões, visitando 25 residências no município em que mora, Vera Cruz do Oeste. "Algumas casas que visitamos estavam em más condições, com o habitat propício para o desenvolvimento das larvas. Fui acompanhada por uma agente de endemias e fui bem recebida pelos moradores", relatou.
A aula Laura Ceron fez a disseminação das informações de combate à dengue também na cidade dela, Toledo. "Aprendemos a divulgar a prevenção, os cuidados, esse também é o trabalho do enfermeiro?, explicou. Foram apresentados no Seminário 3 trabalhos por sala, escolhidos pelas próprias turmas. Os acadêmicos, além do trabalho em campo, tiveram que produzir um relatório com fotos e informações, demonstrando o que encontraram, quais orientações repassaram e ainda como estava a situação em uma segunda visita, para perceber se a população ouviu as recomendações. "A intenção com o projeto é de que eles sejam realmente multiplicadores, que espalhem a importância da prevenção", detalhou a Coordenadora de Enfermagem, Adriana Romão.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel