Marcelo Taglietti é o novo Doutor do colegiado de Fisioterapia
O trabalho foi baseado na necessidade de pesquisa clínica por parte dos fisioterapeutas em confrontar modalidades de tratamento amplamente empregadas pela Fisioterapia
O professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário FAG, Marcelo Taglietti, recebeu, recentemente o título de Doutor pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Parte dos estudos também foi feita na Università Degli Studi di Milano, em Milão, na Itália. Ele, neste semestre, ministra as disciplinas de Cinesioterapia, Patologia, Pesquisa Aplicada a Fisioterapia, Tratamento Estatístico de Dados, Primeiros Socorros, Estágio Supervisionado em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Estágio Supervisionado em Fisioterapia Hospitalar. Marcelo desenvolveu o trabalho intitulado: "Efetividade da Fisioterapia Aquática Comparada a Educação em Saúde Sobre a Dor, Função, Qualidade de Vida e Depressão em Indivíduos com Osteoartrite de Joelhos: Ensaio Clínico Aleatório".
O trabalho foi baseado na necessidade de pesquisa clínica por parte dos fisioterapeutas em confrontar modalidades de tratamento amplamente empregadas pela Fisioterapia. "O ensaio clínico aleatório, que durou 2 anos, incluiu 154 indivíduos com diagnóstico clínico de osteoartrite de joelhos. Os mesmos foram divididos em dois grupos de tratamento: um envolvendo um programa de fisioterapia aquática com exercícios de alongamento, fortalecimento muscular, equilíbrio, propriocepção e condicionamento aeróbio, desenvolvido duas vezes por semana, com duração de 1h por 8 semanas; já o outro grupo, incluiu um programa de educação em saúde, com palestras ministradas semanalmente, com duração de 2h que envolveram orientações sobre a doença e suas complicações, estratégias para controle da dor (cognitivas e farmacológicas), prática de exercícios físicos, nutrição e controle de peso, medicação (tipo, interações, atualidades e efeitos colaterais), equilíbrio, propriocepção, prevenção de quedas e como lidar com a dor crônica, também por 8 semanas", explicou. Ao final, os grupos foram confrontados em relação aos desfechos de dor, função física, qualidade de vida e sintomas depressivos, demonstrando superioridade da fisioterapia aquática quando comparada a educação em saúde na melhora dos indivíduos com osteoartrite de joelhos.
Além de o trabalho ter trazido o importante título ao professor, ele acredita que os ganhos foram bem maiores. "Penso que essa trajetória iniciada tenha me proporcionado formação científica e cultural ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e poder criados nas diferentes áreas do saber, especialmente na Fisioterapia e, que isso sirva como suporte para as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no Centro Universitário FAG", falou.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel