Pós de Engenharia de Segurança do Trabalho tem módulo sobre "Riscos Elétricos"
Em ambiente externo, foi feita a medição de um aterramento didático
Os alunos do curso de Pós-graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho tiveram um módulo sobre "Riscos Elétricos". A aula foi ministrada pelo professor Mestre José Henrique Lawder, que é Engenheiro, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Professor Universitário e Perito Técnico Judicial.
De acordo com o professor, a montagem de um bom sistema de aterramento elétrico se constitui numa das formas de proteção elétrica mais eficientes que existem no aspecto de prevenção e controle dos riscos elétricos dentro de uma instalação. O tema é tratado em sala de aula com a teoria sobre aterramentos elétricos, seus tipos, projeto e execução, técnicas de medição e soldagem de contatos, EPI?s e EPC?s necessários, ferramental necessário e cuidados na sua instalação.
Posteriormente, em ambiente externo, foi feita a medição de um aterramento didático, conectando-se uma haste de aço cobreado ao solo e nela plugando o Medidor de Resistência de Terra ou terrômetro como é mais conhecido no meio elétrico. "Esta medição possibilita aferir com maior efetividade os temas visto em sala, comprovando, na prática, a teoria apresentada. O aterramento elétrico é um procedimento de extrema importância, pois, protege as instalações contra surtos de tensão elétrica, curtos-circuitos e descargas atmosféricas, evitando incêndios e explosões que podem provocar sérios acidentes e danos. É também necessário para o correto funcionamento da instalação elétrica, que precisa de um ponto comum para o referenciamento das cargas ligadas a ela", explicou .
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel