Acadêmicos de Jornalismo participam de debates e oficinas
As atividades foram aplicadas pela professora Jéssica Moreira no segundo e quarto períodos do curso
A professora Jéssica Moreira realizou várias atividades durante o semestre com as turmas do segundo e quarto períodos do curso de Jornalismo do Centro FAG. Dentre elas, debates e oficinas. Com a turma do segundo período, na disciplina "Produção em Audiovisual", os alunos participaram de oficinas. "Estamos em ritmo acelerado para a produção dos audiovisuais. A intertextualidade, o faro do jornalista, a necessidade de fugir do padrão são algumas das exigências para que os alunos mostrem o aprendizado retido em sala", contou a professora.
Os acadêmicos participaram das seguintes oficinas: "Despertar para a criatividade na edição e compreender rotina de produção diária", com o Jornalista, Douglas Graminho, e "Ilustrator como Ferramenta de Criação", com os publicitários Evandro Luiz dos Reis e Diego Garcia. Além de outros softwares como Photoshop, Indesign, conceito de ferramentas multimídia e trabalho jornalístico multiplataforma. A acadêmica Aline Oliveira relata que atividades assim a deixam mais segura em relação ao mercado de trabalho. "Fazendo essa produção me sinto mais segura para o mercado. A gente não vai ter tempo de aprender tudo isso lá fora. O momento é agora", disse.
Já na disciplina "Jornalismo Especializado", aplicada para a turma do quarto período, Jéssica preparou dois debates. O primeiro foi entre os alunos que debateram sobre profundidade da notícia e o jornalismo contextual, em que a sala foi dividida em dois grupos a partir de um sorteio. "O objetivo da atividade foi fazer com que os alunos treinassem a habilidade de questionar com argumentos, de fazer boas perguntas. A prática em sala reflete a necessidade do mercado profissional. Mostramos aos estudantes o que de fato é pertinente. Eles se saíram bem e perceberam a necessidade de preparo para a coletiva de imprensa, por exemplo", explicou. "Foi uma grande experiência, fiquei muito feliz com a atividade que a professora propôs e fiquei com um pouco de receio, me senti desafiada, porque debates não são o meu forte e esta foi uma oportunidade de praticar e ver onde preciso melhorar", confidenciou a acadêmica Michele Damazio, do 4º período.
O segundo debate contou com a participação da Jornalista Sirlei Benetti que trouxe como tema "Jornalismo Investigativo". A professora Jéssica finaliza dizendo que esses momentos são para compartilhar. "Os alunos puderam tirar suas dúvidas enquanto os profissionais expuseram o que eles viveram no mundo profissional. Quanto ao Jornalismo Investigativo, debate realizado com a Jornalista Sirlei Benetti, ele demonstrou a importância de levar ao público o que todo mundo deveria saber que está escondido. A gente vê a função social do jornalismo na prática", concluiu. "O jornalismo investigativo é uma área que chama muito minha atenção, é fascinante a forma como é produzido e o efeito imediato na sociedade. Como acadêmica, ter o contato, poder ter tirado algumas dúvidas com esta excelente profissional foi demais. Fiquei mais encantada com esta área", completou a aluna Michele.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel