Pacientes do Centro de Reabilitação recebem cadeiras de rodas motorizadas
21 pessoas foram contempladas com os equipamentos modernos e que vão proporcionar mais autonomia
O Centro de Reabilitação do Centro Universitário FAG entregou ontem (10) para 21 pessoas que não têm mobilidade nas pernas e são atendidas na unidade de saúde cadeiras de rodas motorizadas. A entrega foi possível graças à parceria que as Clínicas FAG têm com o SUS (Sistema Único de Saúde).
Marieli Aline Anacleto, de 21 anos, foi a primeira a receber a cadeira das mãos do Reitor do Centro FAG, Assis Gurgacz. Ela é de Francisco Beltrão e nasceu com mielomeningocele, um defeito congênito que afeta a espinha dorsal e que a deixou sem poder movimentar as pernas. "Isso é muito importante para eu conseguir me locomover sozinha. Vou poder voltar a estudar! Quero fazer uma faculdade agora, de Administração", contou, cheia de expectativa.
Dona Rosalina Soares Blodow não escondia a ansiedade em receber a cadeira nova. Há 5 anos, um AVC (Acidente Vascular Cerebral) a deixou sem a movimentação no lado esquerdo do corpo e, desde então, usa cadeira de rodas. "Mas esta minha já está velha, está bem ruim, travando. Agora com a nova vai ser bem melhor, vou ficar independente", comemora ela, que é de Cascavel.
O Reitor, Assis Gurgacz, contou aos beneficiados como o projeto para firmar a parceria e receber de graça as cadeiras de rodas começou, agradecendo à colaboração do então do Governador do Paraná, Roberto Requião. Ele salientou que o desejo é de que ninguém que não tenha condições financeiras fique esperando muito tempo pelo equipamento. "Tudo o que a FAG puder fazer pelos menos favorecidos nós vamos fazer", finalizou.
As cadeiras motorizadas têm tecnologia alemã. Para aprender a mexer no novo meio de locomoção os pacientes tiveram um minicurso com o técnico regional da marca Ottobock, Henrique de Oliveira Colombo. "A grande diferença dessas cadeiras é a possibilidade de se reclinar, para dar mais conforto ao usuário. Além disso, ela também faz um deslocamento entre 35 e 40 quilômetros sem ser necessário carregar a bateria. A cadeira é também totalmente ajustável às características do paciente. O equipamento não leva em conta apenas o deslocamento, mas também o bem-estar de quem o usa", comentou o técnico.
As entregas acontecem desde o ano passado e, até agora, cerca de 60 pessoas foram contempladas com as cadeiras de rodas motorizadas. A parceria com o SUS continua e a previsão é de que novas entregas sejam feitas ainda neste ano. "Nós sempre temos demanda. Para receber a cadeira, fazemos uma triagem com os pacientes que vêm de 6 regionais de saúde. A cadeira motorizada traz mais independência, facilita a vida do paciente", apontou a Coordenadora do Centro de Reabilitação, Leda Paes Walcker.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel