TECFAG apresenta serviços em Seminário de Energias Renováveis do Oeste
O evento aconteceu no Centro Universitário FAG
O Centro FAG foi sede, no último dia 08, da 3ª edição do Seminário de Energias Renováveis do Oeste do Paraná, o primeiro realizado em Cascavel. O objetivo do encontro, além de incentivar o aproveitamento de energias alternativas, foi fomentar a eficiência energética e geração distribuída como vetor de desenvolvimento do território.
Talk-shows, palestras e apresentação de fornecedores da cadeia produtiva de energias renováveis marcaram o evento. Segundo a consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda, o evento é uma iniciativa da Câmara Técnica (CT) de Energias do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), mas também uniu outros setores. O seminário foi dividido em exposição de fornecedores da cadeia de energias; apresentações de casos de sucesso na geração e comercialização de energias alternativas e plantas modelos de geração de energia solar e biogás; debates sobre eficiência energética como fator de competitividade empresarial e investimentos no mercado emergente de energia limpa. "O evento nos abriu a porta para conhecer casos de sucesso e as formas com que esses projetos foram viabilizados. Conseguimos também dar evidência aos fornecedores da região. O Programa Oeste em Desenvolvimento tem esse objetivo de expor as teorias e também trazer a prática", explicou Danieli.
As regras e políticas de Financiamentos para Projetos de Energias Renováveis e as políticas públicas como instrumento de desenvolvimento do setor de energias limpas e renováveis também foram discutidas durante o evento. O Centro Tecnológico da Fundação Assis Gurgacz (TECFAG) fez uma apresentação de produtos e serviços de energia renovável aos participantes. "Além de apoiador do evento o TECFAG, pode apresentar seus serviços e debater sobre a importância da caracterização do potencial energético regional como componente para o desenvolvimento territorial no âmbito do governo, setor produtivo e academia. Com isso podemos estar inseridos no processo de geração e otimização de energia como eixo transversal para o desenvolvimento territorial, considerando a importância da caracterização e utilização do potencial regional para fontes de geração de energias renováveis, como a eólica, fotovoltaica, biogás, biomassa e PCHs", finalizou o Coordenador do TECFAG, Roberson Parizotto.
Fotos: Ralph Willians (Sebrae)
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel