Novo posicionamento da PósFAG convida o aluno a ser protagonista do conhecimento
Novos cursos e novas metodologias serão implantados
O Programa de Pós-graduação do Centro Universitário FAG passa por uma repaginação. As alterações vão desde o conceito até as metodologias e trazem consigo uma palavra-chave: Protagonismo. O convite é para que o pós-graduado na Instituição possa ser um líder, solucionador de problemas, através de uma formação alinhada com novas tecnologias e experiências.
A Pós-graduação do Centro Universitário FAG, há alguns meses, está sob o comando do professor Osmar Antonio Conte, que já há 15 anos coordena o mesmo setor em Toledo. Ele assume uma área já consolidada na região como referência em especializações e tem à disposição mais de 50 cursos. O novo momento traz uma reestruturação em diferentes aspectos. "Estamos fazendo uma reestruturação administrativa, com novos processos e procedimentos, uma reestruturação pedagógica dos projetos, nas disciplinas, corpo docente e metodologias de ensino, além de uma provocação para que a produção técnica e acadêmica traga soluções novas para os problemas do mercado", expõe a Pró-reitora Administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira. "Pedagogicamente, o Programa se direciona para que as pessoas pensem na sua formação com valores de liderança. Não queremos que os alunos apenas façam uma especialização, mas sim que se preparem para gerir projetos, liderar equipes, realmente protagonizar situações", conta o Pró-Reitor Acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto.
O cenário cheio de novidades inclui também a integração entre os programas de Pós-graduação em Cascavel e Toledo. Isso possibilita que boas ideias aplicadas em uma Instituição possam ser replicadas na outra. Um exemplo que deve ser fomentado no Centro FAG é a interação do professor antes de o módulo ser aplicado, preparando o aluno para a disciplina que será ministrada, propondo leituras antecipadas. Assim, as horas dedicadas à aula podem ser usadas mais para debates, problematizações. "Tudo isso para que o aluno não seja apenas um receptor, mas um protagonista da aula", complementa Osmar Antonio Conte. "O networking, conceito bastante importante quando se trata de uma Pós-graduação, será explorado ao máximo, com as ferramentas do Google, proporcionando conectividade entre alunos, professores e a Instituição, inserindo-os no universo das Metodologias Ativas", expressa o Diretor de Criação da House FAG, Mark Reginatto.
Os tons alegres compõem a nova marca. A reformulação visual foi realizada pela House FAG. "A imagem foi renovada, marcando uma atualização de proposta. O aluno não pode entrar na sala de aula de uma Pós-graduação e encontrar os mesmos métodos de uma sala de graduação. Transmitimos isso na marca nova, que vem acompanhada de um amplo conceito", explica Mark Reginatto.
A formatação que começa a ser desenhada traz ainda mais a ideia de que o conhecimento é contínuo, e a Pós-graduação segue como algo necessário para o sucesso profissional. "O cenário atual pede um profissional que possa interferir na realidade em que ele está inserido, melhorando as condições de vida das pessoas, melhorando a gestão. O egresso da PósFAG é aquele capaz de apresentar novas propostas e soluções. Ele é protagonista, agente principal, produtor de conhecimento", finaliza Osmar.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel