Professor italiano ministra módulo do curso de Moagem de Trigo
Andrea Capovilla falou sobre diversos assuntos relacionados à matéria-prima das massas
O Professor Tadeu Dermânio coordena mais um módulo do curso de Moagem de Trigo, realizado no Centro Universitário FAG. Desta vez, o tema foi sobre "Qualidade de Massa". A atividade começou na segunda-feira (28) e encerra hoje (30). A comissão foi recebida pela Pró-Reitora Administrativa Jaqueline Gurgacz Ferreira. O convidado para ministrar o curso foi o italiano, Andrea Capovilla. Andrea é Engenheiro Químico da FAVA, empresa que atua há mais de 40 anos no mercado. "Faço parte da pesquisa interna da FAVA. As pesquisas são realizadas dentro das Universidades. Somos responsáveis pela pesquisa de qualidade da matéria-prima do produto, dando assistência às empresas. É um prazer estar aqui compartilhando experiências e visitando o Centro FAG", contou.
O curso é uma parceria do Projeto Trigo da FAG, NAP FAG e Escola de Moagem da Itália para proporcionar aos participantes conhecimentos dos aspectos químicos e reológicos da matéria-prima, processo de formação da massa e sua extrusão. Os temas abordados foram: Princípios da Hidrometria; Secagem Industrial; Qualidade da massa; Aspectos químicos e reológicos da matéria prima; Trefilação; Compensação Trefilar e Formação da massa.
"As informações que os alunos receberam aqui eles não vão encontrar em livros e nem em outro lugar. Eles tiveram contato com um profissional italiano que trabalha em todo o mundo levando os conhecimentos sobre as técnicas e a influência da qualidade da farinha para cada tipo de macarrão", falou o coordenador Dermânio Tadeu. Tadeu ainda conta sobre a importância de um curso como esse. "Para o Centro FAG é um grande motivo para continuar com o projeto, pois tivemos uma grande procura e estamos sendo reconhecidos. 80% dos representantes de fábricas de macarrões da América do Sul participaram do curso", afirmou.
Manoel Alucar é Gerente de Produção da Pastas Anita do grupo Aj. Vierci, no Paraguai e veio para o curso. "O macarrão é um alimento de grande consumo e precisamos conhecer bem as técnicas", declarou. Janete Fachinello é de Bento Gonçalves-RS e trabalha no Grupo M. Dias Branco de Bento Gonçalves na empresa Isabel e conta que conhecer a matéria-prima ajuda a trabalhar melhor o produto. "Para dominar o produto é preciso conhecer bem. O curso de Moagem de Trigo é muito interessante, pois nos proporciona isso", afirmou.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel