Pedagogia realiza evento para lembrar o Dia da Consciência Negra
Para o encerramento da 1ª turma, os alunos participaram do evento em alusão à Semana da Consciência Negra
O Curso de Pedagogia realizou um evento em alusão à Semana da Consciência Negra, juntamente das alunas do Curso de Especialização em Educação e Diversidade, egressas do Curso de Pedagogia do Centro Universitário FAG. Para a abertura da noite os alunos dos cursos de Pedagogia e Letras, assistiram a uma apresentação do Grupo de Capoeira Abadá, no Auditório do Bloco 2. Em seguida, tiveram uma palestra com a Professora Rosa Maria Cavalheiro, Mestre em Educação e Diversidade pela Unicentro de Guarapuava, que trouxe uma reflexão muito significativa sobre os povos Afro-brasileiros e Africanos e os demais Sujeitos da Diversidade, suas lutas, avanços e entraves na busca de visibilidade e melhores condições de vida e trabalho, por meio de Políticas Públicas. Após a palestra as alunas do Curso de Especialização em Educação e Diversidade ofereceram oficinas temáticas aos acadêmicos e acadêmicas. A atividade foi realizada em salas de aulas e no Ginásio de Esportes. Os temas discutidos foram: Diversidade de Gênero e Identidade Sexual; Quilombos e Quilombolas e a Educação Escolar Quilombola; Intolerância Religiosa; Diversidade Étnico-Racial e Inclusão por meio do Esporte Adaptado.
O projeto do curso nasceu a partir de um desejo da professora Silvia Cavalheiro. "Consegui colocar os melhores profissionais da área e o curso foi realizado com sucesso. Encerrar o curso na Semana da Consciência Negra também foi muito importante, pois mais uma vez pudemos trazer a discussão sobre a temática, aos nossos alunos, com a participação significativa, da Professora Rosa Maria Cavalheiro e a presença do Grupo de Capoeira Abadá, que deu um brilho especial ao nosso evento", relatou.
Denize Carvalho, coordenadora do Departamento de Diversidade (DEDI) na Secretaria de Estado da Educação (SEED) e professora do Curso de Especialização em Educação e Diversidade, do Centro Universitário FAG na disciplina Educação Escolar Cigana. "Fiquei surpresa com o convite. Uma faculdade que inclui em seu projeto, na Matriz Curricular 'ciganos' é inédito no país, assim como a Educação Escolar Quilombola. Trabalho com o tema desde o ano de 2011 e os ciganos buscam contar a sua história há muito tempo. Neste curso as alunas tiveram a oportunidade única de conhecer a verdadeira história do povo mais discriminado, ainda nos tempos atuais, pela falta de informação, que sempre foi um grande entrave na inclusão dessa população", contou.
O Coordenador dos Cursos de Pedagogia e Letras Paulo Fachin, afirma que "procuramos oferecer, sempre, o que há de melhor para a preparação de nossos alunos e alunas. Todas as temáticas que envolvem a Educação e o dia a dia na escola, são fundamentais para a formação do conhecimento pedagógico, dos profissionais que preparamos para atuar no mercado de trabalho". Ele destaca ainda que "as práticas pedagógicas ofertadas pelos cursos fazem toda a diferença na atuação profissional de nossos egressos".
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel