Doutora em Saúde Pública ministra módulo da Pós de Enfermagem em Obstetrícia
O curso prepara profissionais qualificados para trabalhar em partos humanizados
O Programa de Pós-graduação do Centro Universitário FAG ofereceu o módulo "Políticas da Saúde da Mulher: Família, Gênero, Direitos Sexuais e Reprodutivos? no curso de Enfermagem em Obstetrícia. A atividade realizada no último sábado (26) foi com a professora e Doutora, Vânia Muniz Soares. Dr.ª Vânia fala da importância de se ter um profissional enfermeiro qualificado e capaz de realizar um parto humanizado. "O profissional é preparado para acompanhar a mulher na hora do parto, proporcionando segurança e tranquilidade, diminuindo também intervenções", declarou.
A Doutora explica sobre a iniciativa do Ministério da Saúde através do Rede Cegonha. "O impacto dessa campanha, que é o parto humanizado, pode-se comparar ao resultado de uma campanha de vacinação, por exemplo, o objetivo é incentivar a inserção da enfermeira obstetra nas maternidades dos SUS (Sistema Único de Saúde). Muitas mulheres têm medo, sendo assim optam pela cesárea. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) também recomenda um enfermeiro obstetra", relatou.
Deise Mara Dalamaria Denardi buscava se aperfeiçoar nessa área. "Era o que eu queria, pois estou atuando já nessa área. Tem conteúdos que se repetem, mas entendemos que é necessário e que é uma sequência. Estou gostando muito das aulas e dos professores", contou. Para a enfermeira, Neusa Tolotti, fazer a Pós de Enfermagem em Obstetrícia, foi uma necessidade. "Enquanto enfermeira eu tinha necessidade de buscar mais. Precisamos sempre nos aprofundar, para sabermos agir nas ocorrências e conhecer as diretrizes", falou.
SOBRE A PROFESSORA
Vânia Muniz Soares tem graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (1980), Mestrado de Enfermagem em Saúde do Adulto pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo/USP (2009). Pos doutorado em Enfermagem Saude do Adulto 2014. Atuação no período de 1981 a 2011 na Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, em Centro de Saúde, Regional de Saúde, e Gestão Estaduall onde desempenhou atividades em Vigilância em Saúde e Programas de Saúde. Docente no Curso de Graduação de Enfermagem na Universidade Tuiuti do Paraná ( 2004 a 2009) e posteriormente no Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação- participando do Núcleo de Saúde Coletiva, também na Universidade Tuiuti do Paraná ( 2010- a fev/ 2014). Colaborou na implantação e Coordenou/asserrou os Comitês de Prevenção da Mortalidade Materna do Paraná de 1989 a 2006, e atualmente faz parte do Colegiado Gestor do Comitê Estadual de Mortalidade Materna. Pesquisadora nas áreas de saúde da mulher, saúde materna, mortalidade materna, saúde reprodutiva, direitos sexuais e reprodutivos, desigualdades em saúde, saúde do adolescente, promoção e educação em saúde, saúde do trabalhador e distúrbios da comunicação. Foi coordenadora estadual de duas pesquisas multicêntricas sobre direitos sexuiais e reprodutivos relacionadas a avaliação da situação da cesáreas, e acesso a laqueadura no Brasil.
SOBRE O CURSO
Possibilita a formação do enfermeiro obstétrico que visa a sensibilidade, a conduta ética, os conhecimentos técnico-científicos, para a realização do cuidado competente à mulher gestante, parturiente, puérpera, bem como do recém-nascido e do companheiro a partir dos preceitos da humanização de forma resolutiva. Estimula o desenvolvimento das competências e habilidades para analisar, propor, cuidar e transformar a prática assistencial, considerando a família, as condições socioeconômicas, culturais e as necessidades individuais. O curso está com inscrições abertas para o ano de 2017 com início das aulas no mês de março.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel