9 cães nascem por inseminação artificial feita no Hospital Veterinário da FAG
É a primeira vez que o processo é realizado nos últimos dois anos
Cinco machos e quatro fêmeas fofos e cheios de vitalidade. Esse foi o resultado de sucesso obtido pela equipe do Hospital Veterinário da FAG após um procedimento de inseminação artificial. Um casal da raça Mastim Napolitano foi acompanhado por meses pelo médico veterinário Rodrigo Neca Ribeiro, e emprestou a genética à 'ninhada'. É a primeira vez que o processo é realizado nos últimos dois anos.
Legislau Pelleti comprou o cachorro Madock, quando ainda era filhote, no Rio Grande do Sul. Era um sonho antigo ter um animal da raça Mastim. O amigo dele, Luiz Augusto Fogaça, pouco tempo depois, adquiriu a fêmea Ísis, da mesma raça, que veio de São Paulo. Com os cães adultos, os dois pensaram então em dar continuidade à linhagem, com o cruzamento dos animais. "Tentamos a monta natural, porém, o Madock é muito pesado e eles não conseguiam concluir a relação. Por isso, procuramos o Hospital Veterinário da FAG, que nos deu todo o suporte", contou Luiz Augusto.
Dois meses antes de a inseminação acontecer, foi realizada na fêmea a avaliação sérica de progesterona e de citologia vaginal - processos que servem para escolher o melhor momento para o procedimento. Paralelamente, o macho passou por uma avaliação física geral e por um exame andrológico para viabilidade de espermatozoides. "Planejamos para que tudo fosse feito no tempo exato, para obtermos os melhores resultados", explicou o médico veterinário.
A inseminação foi realizada em agosto, a partir da coleta de sêmen fresco, em duas etapas, com intervalo de 48 horas. Uma ultrassonografia confirmou a gestação, que foi monitorada frequentemente para o acompanhamento do desenvolvimento fetal. No dia 22 de outubro, Ísis entrou em trabalho de parto normal, em casa. O médico veterinário esteve presente o tempo todo e, quando as contrações começaram a ficar com intervalos maiores, a cachorra foi trazida ao Hospital Veterinário, onde finalizou a cria. Apenas uma fêmea não resistiu. O restante dos animais veio ao mundo esbanjando saúde. "É muito gratificante! É um trabalho de muito esforço e dedicação, já que exige não só o acompanhamento, mas também bastante estudo. É muito bom ver todos bem e saudáveis", comentou o veterinário.
Nesta semana, com 45 dias de vida, os filhotes voltaram ao Hospital para receber a primeira vacina, de uma série de quatro doses, que eles precisam receber para prevenir 10 doenças infectocontagiosas. A saúde dos pais também é acompanhada. Todos os procedimentos foram feitos no próprio Hospital. "Foram muito bons o atendimento e todo o acompanhamento que tivemos. Com muita frequência estivemos em contato com o Dr. Rodrigo, que sempre foi atencioso e teve muita atenção com nosso caso. O resultado está aí: os filhotes nasceram bonitos e fortes", elogiou Legislau.
A técnica e o uso da inseminação artificial em cadelas são bem antigos: existem documentos que comprovam que a primeira foi realizada no final do século XVIII. Porém, nos últimos 20 anos se tornou mais frequente. O objetivo dos amigos é comercializar os filhotes marrons dos olhos claros. O preço varia de R$ 3.500,00 a R$ 3.800,00. A raça Mastim Napolitano é bem protetora, utilizado como cão de guarda e companhia. Ele tem a maior cabeça entre as raças caninas e pode chegar a 70 quilos. Apesar da cara carrancuda, é leal e dócil.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel