Engenharias fazem visita à Usina de Salto Santiago
O objetivo da visita técnica foi aproximar os acadêmicos do setor produtivo energético
Alunos do 2º, 3º, 4º e 5º de períodos de Engenharia Civil e do 6º período de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Controle e Automação realizaram uma viagem técnica no dia 28 de novembro como parte das disciplinas de Ciências Ambientais e Ciência e Tecnologia dos Materiais, orientados pelo professor Caciano Frozza. O passeio foi na Usina Hidrelétrica de Salto Santiago, localizada no município de Saudades do Iguaçu, Paraná.
A visita, que durou uma tarde, começou com uma apresentação da organização da empresa e projetos gerais desenvolvidos (proteção de nascentes, recuperação de áreas degradadas, repovoamento do lago com espécies de peixes nativas, entre outros). Em seguida, o grupo foi levado até o vertedouro, que estava aberto em função das intensas chuvas ocorridas nos últimos dias. "Nesse ponto os alunos puderam perceber a formação do Salto Santiago, extinto com a construção da barragem, ou seja, só reaparece em períodos em que o vertedouro é aberto", contou o professor. Após essa etapa, foram para a parte interna da usina, que está em manutenção. "Foi possível observar a reconstrução do estator da turbina, bem como o observar a parte interna dos dutos forçados no interior da unidade geradora, local por onde circula a água para gerar eletricidade", complementou. No final da visita, foi possível tirar dúvidas sobre os componentes da turbina e outros detalhes técnicos que envolvem o processo gerador.
O objetivo da visita técnica foi aproximar os acadêmicos do setor produtivo energético, contrastando a necessidade humana de energia com os impactos ambientais gerados por essa atividade. "A proposta das visitas técnicas é abordar o cotidiano, relacionando a teoria discutida durante as aulas com aspectos significativos da sociedade e indústria. Nesse sentido, aproximando os saberes populares com os significados científicos da produção de energia e conservação do meio ambiente. Considerando que o estudo das Ciências Ambientais exerce um papel fundamental para o desenvolvimento do caráter crítico dos acadêmicos, o qual pode ser verificado na capacidade de tomada de decisões, a realização de eventos dessa magnitude, contribui de forma significativa na construção do conhecimento dos futuros engenheiros, diante da realidade da sociedade que eles estão inseridos", finalizou o professor.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel