Idosos do Centro de Convivência recebem diploma em noite de formatura
A turma da Terceira Idade 2014/2016 faz parte do Programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas
Na noite de quinta-feira (15), a turma 2014/2016 da Terceira Idade do Centro de Convivência participou da noite de formatura das Ciências da Vida. O evento foi realizado no Anfiteatro da Reitoria e contou com a presença da Presidente da Fundação Assis Gurgacz, mantenedora do Programa que já dura 13 anos, Nair Ventorin Gurgacz. "Esses idosos que estão se formando hoje aqui são pessoas que chegaram desanimadas, com depressão... é difícil os filhos terem tempo para cuidar deles. Eu entendo, pois a vida é muito corrida, todos trabalham. Aqui eles encontram pessoas com os mesmos problemas e todos recebem a mesma atenção", contou.
Durante a cerimônia o grupo de coral do Centro de Convivência, Harmonia FAG, se apresentou aos formandos e convidados. A mesa de honra foi composta pela Paraninfa da turma, Srª Nair Ventorin Gurgacz; pela coordenadora da Ação Social da Fundação Assis Gurgacz, professora Salete Chrun; Amália Pereira da Silva Duarte, representante da Comissão do Idoso da OAB; Juliana Hitter Souto, Conselheira dos Idosos de Cascavel e Francisco Fialho, representando todos os idosos do Centro de Convivência. "Envelhecer é um ciclo natural da vida. Homens e mulheres estão cada vez mais buscando pela qualidade de vida, portanto, é importante a participação deles no meio social, aprendendo sempre coisas novas. Envelhecer é redescobrir uma vida nova a cada dia, declarou a coordenadora do programa", Salete Chrun.
São dois anos de muita aprendizagem, dentro do Programa os idosos são inseridos em atividades físicas, culturais, sociais e educativas. Para a formanda Sirlene Silva dos Santos, de 63 anos, se fosse possível ela continuaria com as atividades. "Eu gostaria muito de continuar, dois anos se passaram muito rápido. Aprendi muita coisa aqui e fiz muitas amizades. Eu não sabia nem ligar um computador e hoje sei mexer nele", relatou. Leonildes Massaneiro, após vivenciar os benefícios recebidos pela esposa, também se interessou e se inscreveu no programa. "Eu entrei depois que ela se formou e foi muito bom pra mim. Não esperava ser tão bem tratado. É tudo ótimo o que eles nos oferecem, e esses dois anos foram muito pouco, parecem que foram dois meses. Agradecemos a todos da instituição, a professora Salete e os demais professores", falou.
Srª Nair Ventorin Gurgacz enfatiza que, a partir do momento que os idosos saem daqui, eles devem continuar com as atividades que aprenderam dentro programa. "Cada turma que sai daqui é uma vitória e uma satisfação muito grande pra mim. E pedimos de coração que eles não parem de fazer o que faziam aqui, e estamos de portas abertas para acolhê-los sempre", destacou. No final do evento, a profª Salete Chrun anunciou um novo produto que será produzido no Centro de Convivência: o Sabonete feito à mão "Vó Nair". Serão três tipos: 'Cheirinho de Bebê', 'Energizante' e 'Relaxante', todos serão produzidos e confeccionados pelos idosos com o apoio da Profª Suzana Bender do curso de Farmácia do Centro Universitário FAG. O lançamento foi uma surpresa para a homenageada da noite, Srª Nair Ventorin Gurgacz.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel