Vestibular Agendado: NPJ de Direito atende por ano cerca de mil pessoas
O Núcleo de Prática Jurídica é um espaço de aprendizado para os acadêmicos e de apoio às pessoas que precisam de assistência jurídica
No Núcleo de Prática Jurídica da FAG (NPJ), os acadêmicos do curso de Direito atendem à comunidade através de assistência judiciária gratuita, com a intenção de solucionar conflitos. As atividades no Núcleo são parte dos estágios curriculares obrigatórios aos quatro últimos períodos da graduação. Por semestre, uma média de 150 alunos faz estágio no Núcleo.
Todo mês, cerca de 80 casos judiciais chegam ao NPJ. E entre nomeações, atendimentos da área cível, familiar e penal, somam-se cerca de 15 mil casos já atendidos por acadêmicos desde que o Núcleo entrou em funcionamento, em 2005. O grande número representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos. Muitas vezes, os próprios juízes e promotores indicam o NPJ para as pessoas que necessitam de atendimento gratuito, por não terem condições de pagar os honorários de um advogado para defender as causas.
A localização também favorece, uma vez que o Núcleo fica próximo ao Fórum Estadual de Cascavel, o que favorece ainda mais a procura pelos serviços.
Os casos mais comuns atendidos pelo Núcleo são relacionados à pensão alimentícia e aos divórcios. Para a coordenadora do curso de Direito, professora Viviana Bianconi, a experiência às vezes é um choque para o acadêmico, mas ajuda também como lição de vida. "É importante para mostrar ao aluno que existe outra realidade social, de pessoas que estão dependendo do seu trabalho", explica. Segundo a coordenadora, a maioria das ações já atendidas pelo Núcleo teve desfecho favorável.
O Núcleo de Prática Jurídica atende de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 11h30 e das 13h30min às 17h30min.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel