Professores e coordenadores participam de oficinas sobre Metodologias Ativas
Metodologia Ativa é uma concepção educacional que coloca os estudantes da graduação como principais agentes de seu aprendizado
Dando continuidade à Semana Pedagógica 2017/1, os professores do Centro Universitário FAG e da Faculdade Dom Bosco participaram de Oficinas com diferentes Metodologias Ativas. Os docentes passaram por três grupos de trabalho durante três dias, em um esquema de rodízio. Os encontros aconteceram nos Blocos I, II e IV.
Metodologia Ativa é uma concepção educacional que coloca os estudantes da graduação como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o estímulo à crítica e reflexão são incentivados pelo professor que conduz a aula, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio aluno. Coordenadores de cursos encabeçaram as atividades, que focaram em formas de implantar esse método em sala de aula.
Os Coordenadores de Arquitetura e Urbanismo, Solange Irene Smolarek Dias; de Educação Física, Vitor Cesar Moreira; de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico, Laila Rotter Schmidt; de Psicologia, Claudia Barbosa; e de Sistemas de Informação, Fernando Incerti realizaram a oficina ?Estudo de Caso?. A metodologia de estudos de caso é uma excelente maneira de trazer uma abordagem interativa para o ensino e a aprendizagem. Sua principal vantagem é adotar uma abordagem orientada para perguntas e não baseada em soluções.
Os Coordenadores de Ciências Contábeis, Marcia Kounrozan; de Direito, Viviana Bianconi; de Administração, Aline Gurgacz Ferreira Meneghel; de Agronomia, Ana Paula Moraes Mourão Simonetti; de Design de Interiores, Marieli Gurgacz Moreira falaram sobre o Estudo Dirigido. O estudo dirigido é um primeiro método ou técnica de ensino para tornar o educando independente do professor, orientando-o para estudos futuros e participação na sociedade. Ele apresenta duas funções principais; a primeira é de consolidação dos conhecimentos por meio de uma combinação da explicação do professor com exercícios. A segunda, é a busca da solução dos problemas por meio de questões que os alunos possam resolver criativamente e de forma independente.
Com a Oficina de Júri Simulado ficaram os Coordenadores do NAAE, Patrícia Barth Radaelli; do NAI, Eduardo Madureira; e de Engenharia Civil, Débora Felten. No Júri Simulado é apresentado um tema controvertido, são apresentados argumentos de defesa e de acusação. Essa metodologia pode levar o grupo à análise e avaliação de um fato proposto com objetividade e realismo, à crítica construtiva de uma situação e à dinamização do grupo para estudar profundamente um tema.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel