Professores e coordenadores participam de oficinas sobre Metodologias Ativas

Metodologia Ativa é uma concepção educacional que coloca os estudantes da graduação como principais agentes de seu aprendizado

27/01/2017


Dando continuidade à Semana Pedagógica 2017/1, os professores do Centro Universitário FAG e da Faculdade Dom Bosco participaram de Oficinas com diferentes Metodologias Ativas. Os docentes passaram por três grupos de trabalho durante três dias, em um esquema de rodízio. Os encontros aconteceram nos Blocos I, II e IV.

Metodologia Ativa é uma concepção educacional que coloca os estudantes da graduação como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o estímulo à crítica e reflexão são incentivados pelo professor que conduz a aula, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio aluno. Coordenadores de cursos encabeçaram as atividades, que focaram em formas de implantar esse método em sala de aula.

Os Coordenadores de Arquitetura e Urbanismo, Solange Irene Smolarek Dias; de Educação Física, Vitor Cesar Moreira; de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico, Laila Rotter Schmidt; de Psicologia, Claudia Barbosa; e de Sistemas de Informação, Fernando Incerti realizaram a oficina ?Estudo de Caso?. A metodologia de estudos de caso é uma excelente maneira de trazer uma abordagem interativa para o ensino e a aprendizagem. Sua principal vantagem é adotar uma abordagem orientada para perguntas e não baseada em soluções.

Os Coordenadores de Ciências Contábeis, Marcia Kounrozan; de Direito, Viviana Bianconi; de Administração, Aline Gurgacz Ferreira Meneghel; de Agronomia, Ana Paula Moraes Mourão Simonetti; de Design de Interiores, Marieli Gurgacz Moreira falaram sobre o Estudo Dirigido. O estudo dirigido é um primeiro método ou técnica de ensino para tornar o educando independente do professor, orientando-o para estudos futuros e participação na sociedade. Ele apresenta duas funções principais; a primeira é de consolidação dos conhecimentos por meio de uma combinação da explicação do professor com exercícios. A segunda, é a busca da solução dos problemas por meio de questões que os alunos possam resolver criativamente e de forma independente.

Com a Oficina de Júri Simulado ficaram os Coordenadores do NAAE, Patrícia Barth Radaelli; do NAI, Eduardo Madureira; e de Engenharia Civil, Débora Felten. No Júri Simulado é apresentado um tema controvertido, são apresentados argumentos de defesa e de acusação. Essa metodologia pode levar o grupo à análise e avaliação de um fato proposto com objetividade e realismo, à crítica construtiva de uma situação e à dinamização do grupo para estudar profundamente um tema. 

1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel