Centro de Reabilitação entrega primeira remessa de cadeiras motorizadas em 2017
40 pessoas foram contempladas com os equipamentos modernos e que vão proporcionar mais autonomia
O Centro de Reabilitação do Centro Universitário FAG entregou 40 cadeiras motorizadas para pessoas que não têm mobilidade nas pernas e são atendidas na unidade de saúde. A entrega foi possível graças à parceria que as Clínicas Integradas da FAG têm com o SUS (Sistema Único de Saúde).
Andrea Aparecida de Araújo, de 42 anos, foi a primeira a receber a cadeira das mãos do Reitor do Centro FAG, Assis Gurgacz. Ela é de Diamante do Sul e nasceu com Distrofia Muscular, o que fez com que ela, há cinco anos, deixasse de andar. "Ter uma cadeira dessas significa mais liberdade, mais independência. Moro no sítio e vou conseguir passear mais", contou.
O Reitor, Assis Gurgacz, salientou que o desejo é de que ninguém que não tenha condições financeiras fique esperando muito tempo pelo equipamento. "Tudo o que a FAG puder fazer pelos menos favorecidos nós vamos fazer", finalizou.
As cadeiras motorizadas têm tecnologia alemã. Para aprender a mexer no novo meio de locomoção os pacientes tiveram um minicurso com o técnico regional da marca Ottobock, Eduardo Gomes Sousa Neto. "A grande diferença dessas cadeiras é a possibilidade de se reclinar, para dar mais conforto ao usuário. Além disso, ela também faz um deslocamento entre 35 e 40 quilômetros sem ser necessário carregar a bateria. A cadeira é também totalmente ajustável às características do paciente. O equipamento não leva em conta apenas o deslocamento, mas também o bem-estar de quem o usa", comentou o técnico. Ele ainda teceu elogios ao trabalho desenvolvido nas Clínicas. ?Nós precisamos valorizar projetos como esse?, parabenizou.
As entregas acontecem desde 2015 e, até agora, cerca de 100 pessoas foram contempladas com as cadeiras de rodas motorizadas. "Nós sempre temos demanda. Para receber a cadeira, fazemos uma triagem com os pacientes que vêm de seis regionais de saúde. A cadeira motorizada traz mais independência, facilita a vida do paciente", apontou a Coordenadora do Centro de Reabilitação, Leda Paes Walcker.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel