Coordenadora de Agronomia, Ana Paula Mourão, conclui Doutorado
Os 4 anos de estudo resultaram do trabalho intitulado "Uso de Produtos à Base de Crambe no Controle do Sitophilus Zeamais em Milho Armazenado"
O ano de 2017 começou com uma conquista relevante para o currículo de Ana Paula Mourão Simonetti. A Coordenadora de Agronomia do Centro Universitário FAG apresentou e publicou os artigos de sua tese e concluiu o Doutorado no PGEAGRI, Programa de PósGraduação em Engenharia Agrícola, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel.
Os 4 anos de estudo resultaram no trabalho intitulado "Uso de Produtos à Base de Crambe no Controle do Sitophilus Zeamais em Milho Armazenado". "Na FAG, já são feitos vários estudos sobre essa cultura e, desde o início, quis me aprofundar nessa área", explica. A intenção foi buscar algo que pudesse efetivamente ser aplicado, assim como nas demais pesquisas que Ana Paula encabeça no Centro FAG. "O uso de agroquímicos é muito perigoso, então quisemos buscar algo alternativo e sustentável. Percebi que o crambe não atraia os insetos. Baseada em leituras, levantei que na planta há uma substância que inibe a proximidade dos insetos e, portanto, serve como um bloqueador", pontua. No trabalho, a agora Doutora obteve um resultado significativo: 65% da mortalidade dos insetos.
O crambe é uma oleaginosa pertencente à família das crucíferas, a mesma da colza e canola. Originário da região quente e seca da Etiópia, o crambe foi domesticado na zona fria e seca do Mediterrâneo. Uma de suas principais características é a baixa incidência de pragas. "Minha intenção é dar continuidade nos estudos com esse enfoque, pois, há um campo ainda a ser explorado, com grande potencial de mercado", complementa.
A tese foi dividida em três artigos, com a descrição das diferentes partes do estudo. Os dois primeiros já foram aceitos e publicados em periódicos internacionais - uma revista americana e no African Journal of Agricultural Research. "Estou muito feliz! Agradeço a todos que acompanharam minha jornada e me ajudaram. Sou muito grata ao Centro FAG, pois, durante toda a minha pesquisa tive livre acesso para desenvolver meu projeto", finaliza.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel