Pacientes comemoram liberdade com cadeiras motorizadas doadas pelas Clínicas FAG
110 cadeiras já foram entregues a pessoas com problemas de mobilidade, através de uma parceria com o Sistema Único de Saúde
Aos poucos, a distrofia muscular foi tirando a capacidade de Adriana Cristina Granato poder caminhar. Há três anos, a locomoção dela depende da cadeira de rodas. Até o dia 26 de janeiro, as dificuldades eram bem maiores: o deslocamento tinha que ser feito em uma cadeira de rodas simples, sempre com a necessidade de alguém ajudá-la. A mudança aconteceu depois que ela foi uma das contempladas com uma cadeira motorizada pelo Centro de Reabilitação das Clínicas FAG, através de uma parceria com o SUS (Sistema Único de Saúde).
Adriana foi uma das 110 pessoas que já receberam o equipamento de última geração. As cadeiras motorizadas têm tecnologia alemã, da marca Ottobock. A grande diferença desse modelo é a possibilidade de se reclinar, para dar mais conforto ao usuário. Além disso, ela também faz um deslocamento entre 35 e 40 quilômetros sem ser necessário carregar a bateria. A cadeira é também totalmente ajustável às características do paciente. O equipamento não leva em conta apenas o deslocamento, mas também o bem-estar de quem o usa.
As entregas começaram em 2015 e pessoas de regionais de saúde de quase todo o Estado têm sido encaminhadas para as Clínicas do Centro FAG para recebê-las. Adriana, por exemplo, é de Campo Mourão e não esconde a satisfação pela conquista depois de algumas semanas de uso. No facebook, ela postou: "Agora posso voltar a ser feliz com meu novo jeito de andar", junto de uma foto com a cadeira nova. Comemorando o recebimento da cadeira, dias após tê-la buscado, ela também colocou em seu perfil: "Esse foi o dia mais feliz da minha vida, o dia que recebi minhas pernas de volta pra poder ter liberdade e voltar a viver a minha vida normal". Em entrevista, ela seguiu com os elogios. "Mudou bastante minha vida, tenho liberdade para sair, posso fazer minhas coisas sozinha. Saia bem menos de casa. Senti muito a diferença com minha família também, dá para sair mais com minhas filhas", comemorou.
A expectativa é de que nos próximos meses, mais pacientes recebam o equipamento e ganhem mais autonomia. "As cadeiras motorizadas implicam em uma entrega parcial de liberdade, pelo menos é assim que muitos pacientes se referem a ela. Elas permitem que o paciente seja independente em um tempo maior do seu dia, da sua vida; é o poder sair de casa sozinho e até sem dar satisfação, e isso é libertador. Logo a entrega dessa cadeira feita pela FAG em parceria com o SUS, faz parte da reabilitação de uma forma global, melhorando, inclusive, a autoestima do paciente", conclui a Coordenadora do Centro de Reabilitação, Leda Paes Walcker.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel