Pedagogia "adota" escolas indígenas na região central do Paraná
Instituições de ensino ganharam materiais pedagógicos e vão receber mais doações
O curso de Pedagogia do Centro Universitário FAG está desenvolvendo um trabalho com escolas de escolas aldeias indígenas do município de Turvo, região central do Estado. Ambas estão localizadas na mesma aldeia, na Terra Indígena de Marrecas. A Escola Estadual Indígena Arandu Pyahu (Guarani) e o Colégio Estadual Indígena Cacique Otávio dos Santos (Kaingang) ganharam materiais pedagógicos e vão receber mais doações nos próximos meses.
No mês passado, foram entregues materiais produzidos nas disciplinas de Literatura Infantojuvenil e Oficina de Produção de Material Didático. Além disso, recebeu uma caixa de chocolate. Na sequência, mais doações serão realizadas. O 4º período do curso está arrecadando alimentos, roupas, calçados, livros, gibis, além de mais materiais didáticos. Interessados em ajudar, podem entrar em contato com a Coordenação do curso, pelo telefone: (45) 3321-3971.
A ação é coordenada pela professora do curso, Sílvia Cavalheiro. "Para as acadêmicas do curso de Pedagogia, é muito enriquecedora essa interação com a comunidade indígena pela troca de experiências e vivências, visto que a Educação deve ser intercultural e transdisciplinar. Para as escolas indígenas, é importante pela contribuição do curso, por meio dos materiais cedidos para a comunidade", enfatiza.
As escolas são carentes e têm acesso a poucos recursos, por isso, o que foi repassado fará uma grande diferença para os alunos. "Ações como esta demonstram respeito e espírito colaborativo. A comunidade de Marrecas, pela sua localização, recebe pouquíssimos trabalhos como este que envolvem o Ensino Superior no sentido de seu ensino e extensão. Agradecemos a Fag por esse olhar solidário para as comunidades indígenas", defende Rosa Maria Cavalheiro, do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava.
Os materiais pedagógicos já estão fazendo parte das aulas. "Todos ficamos muito felizes com todo o material que recebemos da FAG. As professoras estão usando bastante e os alunos adoraram. Além de serem muito bonitos, as possibilidades pedagógicas são bastante amplas", comemora a Diretora do Colégio Estadual Indígena Cacique Otávio dos Santos, Franciele Nichetti. "A doação de materiais, produzidos pelas alunas do Curso de Pedagogia, foi extremamente importante, pois nossa escola é carente de recursos didáticos. Os professores estão utilizando os materiais nas aulas de reforço e estamos conseguindo melhoras no processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos", destaca a diretora da Escola Estadual Indígena Arandu Pyahu, Ana Klingeski.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel