Comissão de Prerrogativas da OAB realiza palestra sobre exercício profissional
No encontro com os acadêmicos, o grupo foi liderado pelo Presidente da Comissão, o advogado Marroquis Borgo Freire
O público formado por acadêmicos do 4º, 5º e 10º períodos de Direito do Centro Universitário FAG assistiu à fala dos membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais da OAB Subseção de Cascavel. A visita dos advogados, realizada ontem (20) à noite, se deve à intenção da entidade de pulverizar o conhecimento sobre a Comissão e também orientar acadêmicos sobre o exercício profissional.
A Comissão de Prerrogativas tem como atribuição defender as prerrogativas dos advogados no exercício da profissão, assegurando-lhes o acompanhamento efetivo nos casos em que estejam sendo obstruídos na atividade profissional ou sofrendo algum constrangimento por parte de membros do Judiciário, Ministério Público, ou de qualquer instituição da esfera pública ou privada. No encontro com os acadêmicos, o grupo foi liderado pelo Presidente da Comissão, o advogado Marroquis Borgo Freire. "A ideia é prepararmos os alunos e acolhê-los, mostrando-lhes a valorização da advocacia, para garantir o bom exercício profissional, para que eles conheçam os ditames legais. Qualquer violação de prerrogativas representa uma violação do direito à cidadania. A advocacia é essencial para administração da justiça", expõe.
Os membros da Comissão foram acompanhados pelo Vice-presidente da OAB Cascavel, André Beck Lima, que afirmou que a intenção do evento foi trazer para dentro da academia a questão das prerrogativas. "O Centro FAG foi a primeira instituição a receber a Comissão. Quando tratamos de prerrogativas explicamos que elas servem para que o jogo seja jogado com regras claras", pontua.
Para a coordenação do curso e alunos, o momento foi de esclarecimento. "A presença da OAB via Comissão permite ao acadêmico de Direito acesso à realidade do exercício da advocacia no que diz respeito às prerrogativas profissionais, os limites e os direitos da atuação da advocacia", opina a Coordenadora de Direito, Viviana Bianconi. "É um assunto muito importante, para sabermos nossas prerrogativas, nossos deveres e de como deve ser a ética do advogado. Eles falaram sobre o que eles passam no dia a dia, um complemento ao conteúdo de nossa disciplina de Ética", relata o acadêmico do 4º período, Pedro Barreto.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel