Acadêmicos do curso de Letras desenvolvem atividade sobre intertextualidade
A prática exigiu criatividade da turma do 1º Período na disciplina da professora Adriana Boeira
Acadêmicos do 1º período do curso de Letras do Centro FAG realizaram na terça-feira (21) uma atividade sobre a Intertextualidade na Literatura e nas Artes. A disciplina, ministrada pela professora Adriana Boeira, tem o propósito de fazer com que os alunos aprendam de que forma a intertextualidade está presente em músicas, poemas e obras de arte. "Já venho trabalhando com eles há duas semanas com embasamento teórico. Eles aprendem a partir desta atividade que tudo o que é escrito e criado parte de alguma coisa, algo que já existe, por isso o uso da paródia, da paráfrase e da alusão", explica.
Os acadêmicos Giovana Martinewski Pereira, Lucas Getullio e Rafaela Silva apresentaram como objeto de estudo a música "Amei Te Ver" de Tiago Iorc. "Como a música é bem conhecida, achamos legal trazer isso para demonstrar o objetivo da atividade e entender a função da paródia", relata a estudante, Giovana.
Com o trabalho, a criatividade dos alunos aflorou. A dupla Paulo Henrique Baranoski e Endy Bispo dos Santos usou a obra "12 Girassóis" de Van Gogh e criou sobre ela uma alusão. A demonstração continuou na Ludoteca da Instituição onde cada um recriou a obra usando argila. "Aprendemos isso ainda no Magistério, falei com meu colega, o Paulo, e ele topou trazer essa dinâmica. Quem tem dificuldade em ler e ouvir na prática fica muito mais fácil. Essa oportunidade que a professora nos deu, ficou até mais divertido", conta Endy. "Com certeza depois desse trabalho vai ser muito mais fácil para eles assimilarem o conteúdo, e claro, esse é o momento de descobrir novos talentos, é onde o aluno aparece e se identifica", conclui a professora, Adriana Boeira.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel