Jacaré sem apetite passa por endoscopia no Hospital Veterinário FAG
O procedimento foi realizado pela equipe e observado por acadêmicos foi repleto de aprendizados
Um jacaré, morador do zoológico municipal de Cascavel, mesmo com um corpo enorme de 2,5 metros para alimentar, passou a não sentir fome. A falta de apetite preocupou a equipe, que trouxe o animal para ter o problema investigado no Hospital Veterinário do Centro Universitário FAG. O jacaré foi sedado ainda no Zoológico e trazido para os exames. "Os animais selvagens demandam de um protocolo diferenciado. Ele precisa estar sedado, já que o risco é grande tanto para ele quanto para nós", comenta o Diretor do Hospital Veterinário FAG, Rennê Gomiero.
O réptil passou por uma endoscopia: o médico introduz uma câmera dentro do animal e fica monitorando por vídeo. "É um exame invasivo, porém, não é um exame que precise fazer alguma cirurgia. Nós vimos que tem alguma alteração no estômago dele, coletamos material para verificar por biopsia qual o tipo de problema que ele tem", informa o médico veterinário, Luiz Gracioli.
O procedimento realizado pela equipe e observado por acadêmicos foi repleto de aprendizados. "Essa parceria que nós temos com o Zoológico de Cascavel nos permite ter esses pacientes nada habituais. A endoscopia faz parte de nossa rotina, mas em um jacaré é a primeira vez que fazemos", aponta Rennê. "A partir dos resultados do exame, vamos entrar em contato com o médico veterinário do Zoológico para que seja iniciada a terapêutica correta para o paciente", finaliza o veterinário, Rodrigo Neca Ribeiro.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel