Arquiteto Irã Taborda Dudeque ministra palestra no Centro FAG
"Borromini e os borrominescos" foi o tema debatido no Anfiteatro da Reitoria
O Centro Universitário recebeu na noite de ontem (24) o arquiteto Irã Taborda Dudeque, que ministrou a palestra: "Borromini e os borrominescos". O encontro é uma parceria entre o Núcleo Oeste do Paraná do Instituto de Arquitetos do Brasil e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR). "Tanto um como o outro nos procurou pela qualidade da estrutura que a Instituição oferece. O Irã é um ótimo profissional, a pesquisa sobre a obra de Francesco Borromini (1599-1667) foi um sucesso. Com certeza é uma experiência única e de muito aprendizado para os nossos acadêmicos", destaca a coordenadora do CAUFAG, Solange Smolarek Dias.
O arquiteto conta que a pesquisa surgiu a partir de um terremoto que abalou as estruturas de uma das obras de Francesco Borromini no centro de Roma na Itália. "Houve um grande interesse por parte do IAB em colaborar na restruturação dessas obras, foi onde me ofereci para fazer uma fala, pois é um tema que me interessa muito e sou fascinado pelas obras de Borromini. Em um primeiro momento falei sobre a arquitetura do século XVII e séc. XVIII, em seguida trouxe para os casos brasileiros e por fim fiz conexões com Arquitetura Contemporânea", relata.
Borromini se destacou pelo dinamismo e originalidade. Idealizava fachadas ondulantes e criava formas arquitetônicas com deliberada alteração das proporções. Arquiteto preferido do Papa Inocêncio X, o italiano recebeu algumas importantes incumbências da Igreja Católica, como a de reconstruir a Basílica de São João de Latrão e a de edificar o Templo de Santa Inês. "A relevância do Borromini é tamanha que os projetos dele influenciaram a Arquitetura em várias partes do mundo, inclusive aqui no Brasil, nas construções das igrejas em estilo Barroco de Minas Gerais, no século XVIII", conta Dudeque, que também é vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná.
Irã conclui dizendo os arquitetos precisam praticar a imaginação e "usar o espírito criativo que Borromini usava. Muito do que se faz hoje, manipulação tridimensional em computadores, por exemplo, pode ser relacionado facilmente com as obras dele", finaliza. "Nós enxergamos a influência de melhor qualidade na Arquitetura e urbanismo. A ideia dessas parcerias é que possamos construir cidades justas e com estratégias que valorizam", explica o arquiteto e conselheiro do CAU-PR, Nestor Dalmina.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel