Acadêmicos de Medicina ficam com o 1º lugar em Congresso Nacional
Daniel e Felipe já tiveram trabalhos entre os melhores nas edições anteriores do evento
Os irmãos e acadêmicos de Medicina, Daniel e Filipe Almeida, ficaram com o primeiro lugar no 6º Congresso Acadêmico em Cirurgia Vascular, realizado durante o 44º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 22 de abril. O trabalho foi intitulado como: "Quais variáveis são preditivas de mortalidade em reoperações de valva mitral - Um relato sobre a experiência de 20 anos de um mesmo cirurgião" e teve como orientador o Coordenador do curso de Medicina e também pai deles, Rui Manuel de Sousa Sequeira Antunes de Almeida.
Daniel escreveu o trabalho e Filipe fez a apresentação no Congresso. "O trabalho foi uma análise de 107 pacientes submetidos às reoperações de válvula mitral. A abordagem cirúrgica nessa reoperação tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do paciente e para isso é necessário que se conheça os fatores que influenciam a morbimortalidade a fim de melhorar clinicamente os pacientes e diminuir os fatores de risco nestes procedimentos", contou.
Todos os pacientes foram reoperados pelo Dr. Rui Almeida em um serviço de alta complexidade em Cascavel, entre fevereiro de 1993 e janeiro de 2015. "No total foram analisadas 36 variáveis e identificamos como fatores de risco, que podem alterar a mortalidade, os seguintes: Idade; nível sérico de creatinina; pressão sistólica da artéria pulmonar; Tempo da atividade da protrombina (RNI) e presença de arritmia ventricular", complementou Daniel. "O estudo foi importante para ter um parâmetro em relação aos números que grandes centros apresentam nesses procedimentos. Pudemos perceber que o êxito nas cirurgias ficou dentro da média de outros países", afirmou Filipe.
Daniele Filipe já tiveram trabalhos entre os melhores nas edições anteriores do evento e acreditam que este pode ser um incentivo para que outros alunos também se engajem na produção científica e participação em eventos como esse. "Há muito o que ser estudado e o prêmio é a prova de que o Centro Universitário FAG oferece todos os subsídios para trabalhos de peso, com relevância científica", encerra Filipe.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel