Análise Sensorial de alimentos é realizada no Laboratório de Nutrição
O método é usado para medir, analisar e interpretar as características dos alimentos por meio dos sentidos da visão, olfato, sabor, tato e audição.
A Análise Sensorial de alimentos (método usado para medir, analisar e interpretar as características dos produtos) é um método muito utilizado nos cursos de Nutrição e Tecnologia de Alimentos do Centro FAG. "Este ano tivemos muitos trabalhos realizados, onde a análise sensorial foi empregada como parte da metodologia. Até o momento foram avaliados produtos como batatas funcionais, hambúrguer com substituição de gordura por fibra, sorvete de batata doce e cookies biofortificadas. Em 2016, também foram avaliados diferentes produtos, tais como: bolo de chocolate com biomassa de banana verde, sucos de frutas vermelhas e amarelas produzidos por prensa à frio, nhoque biofortificado, barra de cereal biortificada, pamonha biortificada, entre outros", explica a professora e orientadora dos TCC's, Daniela Miotto Bernardi.
Para que essas análises aconteçam é necessário que haja cabines onde os degustadores possam avaliar em sigilo os produtos. Durante a última semana, acadêmicos do 7º período de Nutrição precisaram de 260 pessoas para colaborar em suas pesquisas de TCC. A análise consistiu em interpretar características por meio dos sentidos, visão, olfato, tato e audição. 120 pessoas avaliaram a "Batata Funcional Pré ? Assada" produzidas a partir de grãos. "O projeto visa produzir uma batata assada smile com a introdução de grãos, com o intuito oferecer um alimento funcional e que ofereça benefícios a saúde", explica a acadêmica.
Já as outras 160 pessoas avaliaram o hambúrguer funcional produzido pelos acadêmicos: Allan Fabro e Natália Vessoni. Allan conta que é fã de carne e que buscou por fazer um hambúrguer diferente dos tradicionais, substituindo a gordura por fibras. "Os industrializados contêm muitas coisas que não nos fazem bem. A nossa ideia é substituir o tradicional por um que as pessoas aceitem e que seja funcional, por isso optamos em incluir fibras, ingrediente de baixo consumo no nosso país", esclarece.
"Como professora e orientadora, incentivo sempre os alunos a utilizarem adequadamente este método, pois acredito que compreender os princípios da análise sensorial, bem como saber o procedimento adequado para a sua realização, pode ser uma grande diferencial no mercado de trabalho, especialmente para aqueles que almejam trabalhar na indústria de alimentos e com pesquisas na área de alimentos", finaliza Daniela.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel