O Acolher e ser Acolhido no Processo da Desinstitucionalização
Na disciplina Psicologia e Saúde Pública, como parte da ementa, foi realizada uma aula sobre a lei 10216/2001 nela dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas acometidas de transtornos mentais, falando dos CAPS e como foi abordado em sala de aula sobre as residências terapêuticas que são voltadas aos pacientes que não têm possibilidade de retornar para as suas famílias ou responsáveis e que essas moradias são fundamentais para o processo de desinstitucionalização, devolvendo por meio de um longo processo de reinserção social e promoção da autonomia, o resgate da cidadania, como docente da disciplina atrevés das discussões, buscou-se estabelecer uma ponte entre a teoria e a prática, com a proposta de uma visita a esses espaços, uma vez que em nossa cidade temos duas residências terapêuticas acolhendo os pacientes do CAPS III.
Em um primeiro momento, trouxemos esses residentes ao nosso campo universitário, foram dois encontros, 01 no sábado de setembro e 01 no sábado de outubro, onde foram desenvolvidas várias atividades, desde uma caminhada ao bosque da Instituição á atividades desenvolvidas na sala da brinquedoteca com confraternização no final de cada encontro nos espaços destinados a alimentação.
Essa prática foi tão gratificante, que já deu inicio a novas indagações, já os trouxemos duas vezes até a FAG como seria ir até o local deles? Como é a estrutura dessas residências? E mesmo, como foi estabelecido um vinculo com estes, também houve o convite por parte deles.
Sendo assim, deu-se origem a esse Projeto, estaremos indo até as residências, acompanhados pela equipe técnica do CAPS III, Coordenadora, Psicóloga e demais integrantes da equipe. Atualmente são duas Residencias Terapêuticas, uma no Parque São Paulo e uma na Região Central, o encontro será centralizado na Residência Central, devido ao espaço, no total serão19 residentes e 25 alunos. Várias atividades serão desenvolvidas e no final entrega de lembrancinhas a cada um destes resisdentes.
Esse projeto tem como principal objetivo propiciar vivências aos nossos acadêmicos e possibilitando a a aaproximação destes aos profissionais que estarão nos acompanhando nesse dia, aos cuidadores e moradores, por meio de trocas e afetos estimulando a realização de atividades de promoção à saúde.
Data de inicio:
26/11/2019
Local:
Residência Terapêutica Central
Público alvo:
Acadêmicos de Psicologia, Coordenadora do CAPS III, Psicóloga do CAPS III, Equipe e os Moradores das Residências Terapêuticas do Centro e do Parque São Paulo.
Responsável:
SILVANA BATISTA MOREIRA LOPES
Contato:
[email protected]
Programação:
26/11/2019 as 9:00 Café da Manhã na Residência Terapêutica
26/11/2019 as 9:30 Inicio das Atividades
- Dança
- Bingo
- Pintura
11h45 Encerramento com entrega de lembrancinhas aos residentes.
12h00 Feedback do Projeto
Inscrição